Em carta assinada, e divulgada no dia 3 de maio, o Primeiro Comando da Capital (PCC) reclama de problemas no Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, localizada em Nísia Floresta. A facção apresenta uma lista de exigências e ameaça “fazer o Brasil todo ver a realidade”.
Entre as exigências, os detentos querem que seja permitida novamente a entrada de alimentos, levados por familiares, em Alcaçuz. A entrega de comida, produtos de limpeza e higiene pessoal levados por visitantes aos detentos está suspensa desde o mês passado pelos agentes penitenciários, que resolveram adotar o chamado “procedimento padrão” como forma de pressionar o Governo do Estado a atender pleitos da categoria.
Na carta, a que o jornal O Mossoroense teve acesso, o PCC também requer a volta dos ventiladores e televisores para as celas. A facção não detalha quais ações serão tomadas caso o Estado não atenda às reivindicações. No entanto, destaca que tem poder, assim como o governo tem.
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de rebelião em janeiro deste ano. A revolta, resultante do conflito entre o PCC e o Sindicato do Crime do RN, resultou em 26 detentos mortos e danos à estrutura da unidade prisional.
A Polícia Federal investiga a possibilidade de ataques contra agentes de segurança nos Estados do Rio Grande do Nortes, Amazonas e Roraima, orquestrados pelo PCC.
“Primeiramente bom dia a todos!
Venho por meio deste dizer que na data de hoje 03/05/2017, nós estamos fazendo uma parada pacífica em todo o Brasil, em prol dos nossos direitos e do pavilhão 5 de Alcaçuz, pois estamos na nossa disciplina e respeitando o máximo possível, mas infelizmente estamos sendo desrespeitados de todas as formas e nós do Primeiro Comando da Capital não aceitamos isso não, porque até nossos familiares estão sendo desrespeitados.
Por isso, estamos chamando a atenção de todos da melhor forma, mas não estão querendo ver. Então o Brasil todo vai ver a realidade sempre da melhor forma, pois só o que queremos e estamos lutando é pelos nossos direitos e o nosso respeito. Pois nossas unidades estão intactas e em total perfeição e não estamos alterando nada. Mas a outra facção, a do Sindicato do RN e vocês já sabem não precisa nem relatar), até porque cegos vocês não são!
Então verão que nós do Primeiro Comando da Capital queremos apenas Paz, União e o respeito de todos, pois também somos pessoas igual a qualquer ser humano. Mas quem nos desrespeitam seram todos da mesma forma. E nossos pedidos são simples e fácil de serem atendidos:
Queremos que parem com a opressão no pavilhão 5 de Alcaçuz.
Queremos que voltem ao normal as vizitas e a alimentação.
Queremos a divisão das facções.
Queremos também nossos ventiladores e televisão de volta nas nossas unidades.
Pois estamos na nossa disciplina e em total respeito então nós não aceitamos essa forma de tratamento não estamos dando motivos para as pessoas estarem assim não. E se fizemos algo que o governo não gostou foi porque nos desrespeitaram e não atenderam nossos pedidos e porque o sindicato veio para cima de nós e (______) não faremos isso mesmo em minoria nós também temos poder assim como o governo também tem.
Então isso é tudo, respeito a todos!
Esperamos respostas diante nossos pedidos…
Ass.
Primeiro Comando da Capital
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!