Um tremor de magnitude 7,1 foi registrado nesta segunda-feira (24) pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), com epicentro no mar, próximo do litoral da zona central do Chile, às 18h38, hora de Brasília.
O serviço americano situa o ponto central do abalo sísmico a 35 km da cidade de Valparaíso, principal porto chileno. A informação inicial era de que a magnitude havia sido 6,7. Depois, o número foi atualizado para 7,1 pelo USGS.
O Escritório Nacional de Emergência chileno (Onemi, na sigla em espanhol) chegou a pedir a evacuação da zona costeira, mas depois avaliou que o abalo não reúne as características para a formação de tsunami, cancelando a ordem.
Apesar de ter sido sentido numa faixa de centenas de quilômetros do centro chileno, incluindo a capital Santiago, às 19h00, segundo informação do jornal local "El Mercurio", não havia notícia de danos materiais ou feridos.
O metrô de Valparaíso teve o serviço suspenso e há relatos de que pedras se soltaram de encostas e rolaram sobre a rodovia Los Libertadores, que percorre a área metropolitana de Santiago.
A emissora CNN publicou um vídeo que mostra como foi sentido o tremor em sua redação no Chile (ASSISTA).
O Facebook ativou o status de segurança para que seus usuários na região do terremoto avisem a amigos e parentes que estão bem.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!