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quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Avião da Latam atingido por tiro deixa Centro de Manutenção e volta a operar

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O Boeing 767-300 da Latam Airlines atingido por um tiro de fuzil na asa deixou o Centro de Manutenção da empresa em São Carlos (SP) na quarta-feira (1º) e partiu para o Aeroporto
Internacional de Guarulhos, de onde se dirigiu para Assunção, capital do Paraguai. As informações são do site Flight Radar 24, que monitora os voos no mundo. A assessoria da Latam informou nesta quinta-feira (2) que a peça atingida foi substituída.
Na última semana, em entrevista ao G1, o diretor do Centro de Manutenção da Latam, Alexandre Peronti, contou que o projétil de calibre 7,62 milímetros ficou alojado no slat esquerdo, peça localizada na parte dianteira da asa e que custa US$ 145 mil, cerca de R$ 460 mil.

Segundo a Latam, a peça perfurada pelo tiro continua em análise pelas autoridades competentes. A Polícia Federal informou que a averiguação corre em segredo e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que acompanha a apuração.

Inspeção
O projétil foi descoberto durante a manutenção programada da aeronave. No momento da inspeção detalhada da asa do avião, ao estender o slat, o mecânico detectou um furo de mais ou menos 1 centímetro. A manutenção foi interrompida e as autoridades competentes, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e PF, foram informadas.

Na entrevista, Peronti afirmou que a última manutenção pesada da aeronave, o Check C, aquele que se realiza a cada 18 meses ou seis mil horas de voo, havia ocorrido em outubro de 2015.
“Isso não significa, no entanto, que outros checks não tenham ocorrido nesse período. A cada voo, a cada pernoite e semanalmente são realizadas inspeções nas aeronaves. O que difere dessas para o Check C é a quantidade de testes, reparos e inspeções realizados”, disse.

Questionado se o local do furo causado pelo tiro não teria como ser visto nas inspeções visuais antes dos voos, Peronti explicou que o projétil alojou-se embaixo do slat na asa que tem quase 5,5 m de altura e uma envergadura de 50 metros. “Somente em uma manutenção mais detalhada, portanto, é possível identificar algo do gênero”.
Segurança do voo
Em seu último voo comercial antes da manutenção, no dia 14 de janeiro, o Boeing 767-300ER de matrícula PT-MSY saiu de Barcelona rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e, segundo a companhia, não é possível especificar em que ponto da rota o modelo foi atingido.

De acordo com Peronti, o projétil não comprometeu a operação da aeronave e não ofereceu risco aos passageiros.

“As aeronaves são projetadas para serem tolerantes a danos e impactos. Durante o desenvolvimento, todas as peças são submetidas a uma série de testes para verificar o comportamento da estrutura, que determinam se estão aptas para operar. A aviação comercial é segura”, ressaltou o diretor.

Fonte: G1

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