Com 159 prefeitos aptos ao voto, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) conhece, na manhã de hoje, o novo presidente para o biênio 2017/2018
entre três candidatos à sucessão do presidente, o ex-prefeito do Assu, Ivan Lopes Júnior, que era primeiro vice e assumir o cargo em junho do ano passado com a renúncia do presidente, o ex-prefeito de Mossoró, Francisco José Junior, que iria disputar a reeleição e acabou desistindo da disputa eleitoral.
Os três candidatos são os prefeitos de Patu e Severiano Melo, Rivelino Câmara (PMDB) e Dagoberto Bessa (PSD) e o ex-prefeito de Lajes, Benes Leocádio, que é filiado ao PMDB e já presidiu a instituição em três ocasiões.
Na lista dos oito municípios que estão fora do colégio eleitoral, inclui-se Natal, que atua no Fórum das Capitais do país, além de Extremoz, Itajá, Macaiba, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Parnamirim e Rodolfo Fernandes.
As eleições da Femurn começam às 8 horas, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), na avenida Salgado Filho, em Lagoa Nova, com a presença mínima de metade mais um dos membros filiados com direito a voto.
Caso não tenha o quorum mínimo, será feita uma segunda convocação, com 1/3 dos membros e persistindo a falta de quorum, ocorrerá a terceira convocação com qualquer número dos presentes. A previsão é de que o resultado do pleito eleitoral da Femurn saia ao meio-dia.
Cada chapa tem 16 candidados inscritos – a presidente, cinco vices, dois secretarios e dois tesoureiros e ainda seis membros do Conselho Fiscal. A disputa terá, no total, 48 candidatos.
Nos bastidores, comenta-se que a eleição será voto a voto, a exemplo do que ocorreu há dois anos, ocasião em que Benes Leocádio perdeu o pleito por dez votos pra Francisco José Jr.
A chapa 1 tem como candidato a presidente o prefeito Dagoberto Bessa tem como principais cabos eleitorais os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD) e José Adécio (DEM), que são, respectivamente, irmão e marido dos prefeitos dos municípios de São Miguel e Pedro Avelino – Neide Suely Costa e José Gaudêncio, integrantes da chapa como candidatos a primeiro e segundo vice-presidentes.
Já a chapa 3 do candidato a presidente Rivelino Câmara conta com o peso politico da prefeita de Alexandria, Jeane Souza, mulher do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Expedito Ferreiro e do prefeito do Assu, o médico Gustavo Soares, irmão do deputado estadual George Soares (PR). Jeane Souza e Gustavo Soares também disputam os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes.
Benes Leocádio tem a seu a favor o apoio do presidente Ivan Lopes Júnior e da maioria do seu partido, o PMDB, além de ter a experiência de três mandatos à frente da instituição e ter exercido a vice-presidência na Confederação Nacional dos Municípios.
Os candidatos a presidente da femurn
Rivelino Câmara prefeito de Patu, é filiado ao PMDB. 46 anos, é empresário. Foi secretário municipal de Finanças na gestão anterior, da ex-prefeita Evilásia Oliveira.
Dagoberto Bessa Cavalcante, prefeito de Severiano Melo, é médico, 46 anos, filiado ao PSD, partido do governador Robinson Faria. Concorreu à reeleição, tendo disputado a prefeitura do município em 2008.
Benes Leocádio, 50 anos, natural de Santana do Matos, foi quatro vezes prefeito de Lajes e presidente da Femurn em três ocasiões. Também é servidor público na Assembleia Legislativa.
Fonte: Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!