O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (18) que a implementação do Plano Nacional de Segurança deverá começar por
três estados no dia 15 de fevereiro.
De acordo com a pasta, o plano terá início em Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE). O governo explicou que as três capitais foram escolhidas porque, desde o ano passado, os governos estaduais e federal atuam em conjunto, inclusive com a presença da Força Nacional.
No dia 15 de fevereiro, segundo o Ministério da Justiça, começarão a funcionar nas três cidades os Núcleos de Inteligência Policial (NIPO), que unirão as áreas de inteligência do governo federal às áreas de inteligência dos governos dos três Estados, das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e do sistema penitenciário.
Segundo o governo, o plano vai ter três pontos prioritários:
redução dos crimes de homicídios, feminicídio e violência contra a mulher
combate ao crime organizado, com foco no tráfico de drogas e de armas
modernização e racionalização de presídios
Entre as ações previstas no plano e apresentadas pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, estão a implantação de centros de inteligência integrados das polícias nas capitais, a criação de forças-tarefa no Ministério Público para investigações de homicídios e o fortalecimento do combate ao tráfico de armas e drogas nas fronteiras.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!