quinta-feira, janeiro 26, 2017

Ministro diz que alunos não serão prejudicados por 'dificuldade' em sistemas do MEC

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Após falhas na divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o ministro da Educação,
Mendonça Filho, disse nesta quinta-feira (26) que dificuldades enfrentadas pelos sistemas do Ministério da Educação (MEC) não prejudicarão os candidatos.
Além dos problemas no Enem e no Sisu, o MEC decidiu alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes.
"Reafirmo que todo cronograma para as vagas do Prouni (Programa Universidade para Todos) está garantido e que os estudantes tenham tranquilidade que nós vamos seguir de acordo com o que foi divulgado em edital. Todos que têm direito de acordo com o que é estabelecido pelo Ministério da Educação terão seus direitos assegurados", disse Mendonça Filho.
"As etapas, muitas vezes até por conta do volume de pessoas que demanda políticas públicas de projetos como Prouni, o sistema do Mec muitas vezes tem dificuldade para processar um volume tão significativo de jovens que ingressam demandando essas políticas públicas, mas ninguém será prejudicado", afirmou o ministro.
Fies e Prouni: novas datas
Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia. nota do MEC, "razões técnicas exigiram a prorrogação do prazo das inscrições nos dois programas em um dia para garantir a segurança da operação do sistema".
À época, Paulo Barone, secretário de Educação Superior do MEC, explicou que a mudança é "apenas uma precaução técnica" tomada e que "todos os candidatos serão atendidos rigorosamente de acordo com suas notas obtidas no Enem".
Fies - Inscrições: 7 a 10 de fevereiro
Prouni - Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro (leia mais)
Problemas no Sisu
Desde que foram abertas as inscrições na terça-feira (24), estudantes reclamaram que não conseguiam fazer sua inscrição para disputar uma das mais de 230 mil vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais em todo o Brasil.
O MEC admitiu o problema, mas não deu um balanço do total de afetados.
O Sisu não foi o único sistema do Ministério da Educação a ter problemas neste ano. Muitos candidatos que fizeram o Enem 2016 também tiveram problemas para acessar a nota. A consulta, que é individual e feita exclusivamente pela internet, deveria ter sido aberta no dia 19 de janeiro, mas acabou sendo antecipada para 18 de janeiro, a pedido do ministro da Educação, Mendonça Filho.
Porém, muitos candidatos só conseguiram ver seus resultados um ou dois dias depois. Boa parte deles eram participantes da segunda aplicação do Enem.
Logo após a divulgação, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também chegou a apresentar instabilidade e ficar indisponível para todos os participantes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!