O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), declarou apoio do partido à reeleição do presidente da Câmara,
deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Ele e Maia estiveram reunidos em Belo Horizonte na tarde desta terça (24). Segundo Aécio, o apoio ainda será formalizado pelos líderes da bancada tucana no Congresso.
"Rodrigo se credenciou porque ele teve lado. O lado dele foi o Brasil, o lado dele foi o das reformas, ele não omitiu isso", disse Aécio.
O senador defendeu a necessidade de reformas como a da Previdência e a política, além do teto de gastos, e afirmou que Maia será lembrado como o presidente "reformista", que não teve receio de pautar esses temas.
"Tenho o sentimento de que Rodrigo sairá com uma vitória avassaladora de Minas Gerais", completou.
Maia, por sua vez, voltou a afirmar que sua candidatura "está cada vez mais madura".
Ele disse ainda que a candidatura será lançada nos próximos dias e que seu objetivo é "garantir uma agenda para que o Brasil supere a crise".
Sobre a questão jurídica que cerca sua candidatura, Maia afirmou que respeita a posição da Justiça, mas que a eleição na Câmara é uma questão interna.
"Considero que essa é uma questão interna e acho que o apoio crescente dos partidos sinaliza que eles entendem que esse é um problema da Casa e o voto vai decidir quem será o próximo presidente", disse.
A Justiça Federal derrubou uma liminar que impedia sua reeleição. A candidatura de Maia está envolvida em um imbroglio judicial já que a Constituição veta reeleição do presidente da Câmara na mesma legislatura.
Maia entende, porém, que como foi eleito para um mandato tampão após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a regra não se aplica a ele.
APOIOS
Maia chegou acompanhado dos deputados federais do PMDB, Leonardo Quintão (MG) e Mauro Lopes (MG).
Deputados e lideranças do PSDB, DEM e PP também acompanharam o encontro.
Entre os políticos presentes estavam o senador Anastasia (PSDB-MG), o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o presidente do PSDB de Minas, deputado federal Domingos Sávio (MG).
Nesta semana, Maia recebeu o apoio do PSB e do PSD, confirmando seu favoritismo para eleição no próximo dia 2.
Ainda nesta terça, Maia almoçou em Belo Horizonte com deputados federais e segue para Uberaba, onde se reúne com o deputado federal Marcos Montes (PSD-MG).
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!