Vítimas da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense estão sendo veladas em diversas partes do país neste domingo (4). Jogadores, membros da comissão
técnica e jornalistas mortos no acidente, em Medellín (Colômbia), na madrugada da última terça-feira (29), recebem as últimas homenagens de amigos e familiares.
A queda do avião deixou 71 mortos. No sábado (3), houve velório coletivo de 50 das vítimas na Arena Condá, em Chapecó (SC). Após a cerimônia, que durou cerca de duas horas sob muita chuva, permaneceram em Chapecó para serem velados 16 corpos.
As cerimônias de despedida acontecem em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Grande São Paulo
O volante Sérgio Manoel era velado no ginásio de esportes João Salvarani, em Itapevi e será enterrado em Jandira, na região metropolitana de São Paulo, onde moram os familiares do jogador. A cerimônia foi aberta ao público.
O fisiologista Luiz Cesar Martins Cunha, o Cesinha, era velado no Cemitério Memorial de Santo André, na região do ABC. O horário do enterro ainda não foi definido pela família.
Interior de SP
O estádio do Botafogo de Ribeirão Preto era o local do velório do lateral Gimenez. O corpo do jogador chegou por volta das 12h. Amigos, familiares e torcedores do Botafogo e do Comercial, os dois times da cidade, ambos defendidos por Gimenez, participavam da cerimônia. A previsão é que o enterro acontece por volta das 17h no Cemitério Municipal de Cravinhos.
Durante a homenagem, a mãe e o irmão de Gimenez passaram mal e precisaram ser atendidos por médicos que estavam de plantão no local. Patrícia Gimenez, viúva do lateral, pediu em um momento para ficar sozinha no local. Durante 10 minutos, ela se manteve de cabeça baixa, abraçada ao caixão do marido.
O também lateral Mateus Caramelo era velado na pequena Clementina, uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes. O corpo chegou por volta das 13h30 na igreja São João Batista. O enterro deve acontecer apenas às 8h de segunda-feira (5), no cemitério da Consolação, em Clementina.
O narrador Deva Pascovicci, da Fox Sports, era velado em São José do Rio Preto, na região noroeste do estado, onde morava com a família. Seu enterro deve acontecer às 16h no cemitério municipal de Monte Aprazível, cidade onde Deva nasceu e começou sua carreira.
O velório do técnico de externas Lilácio Pereira Júnior, também da Fox, acontecia em Mirassol, cidade vizinha a Rio Preto onde morava a mãe, duas irmãs e um dos filhos dele. O enterro de Lilácio aconteceu às 10h, no cemitério municipal de Mirassol.
O corpo do atacante Ailton Canela chegou às 12h20 no Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, em Matão, e foi velado por familiares, amigos e moradores da cidade. No fim da tarde, houve um cortejo até o cemitério municipal da cidade, onde ele foi sepultado.
Paraná
Um centro de eventos em Cianorte recebeu o velório do goleiro Danilo, um dos heróis da classificação da Chapecoense à final da Copa Sul-Americana – com uma defesa à queima-roupa já nos acréscimos da semifinal contra o San Lorenzo. Centenas de familiares, amigos e moradores da cidade acompanhavam a cerimônia. O corpo de Danilo saiu às 18h de sábado (3) de Chapecó (SC) e chegou às 3h de domingo em Cianorte. O enterro foi realizado por volta das 16h.
Em Curitiba, uma missa de corpo presente era realizada em homenagem ao técnico Caio Júnior. A cerimônia acontecia na Paróquia Nossa Senhoa das Dores, a Igreja dos Passarinhos. O corpo será levado para o cemitério Vaticano, onde haverá cerimônia reservada para amigos e família.
O auxiliar técnico Eduardo de Castro Filho, o Duca, era velado no Vaticano desde as 8h. O analista de desempenho Luiz Felipe Grohs, o Pipe Grohs, será velado e sepultado no cemitério Iguaçu, na capital paranaense.
Pernambuco
Capitão da Chapecoense, o jogador Cléber Santana era velado em Recife na sede social da Ilha do Retiro, estádio do Sport. O corpo chegou à capital pernambucana por volta das 10h. Parentes e amigos próximos vestiram camisas brancas com o rosto do jogador e o número 88 nas costas. Cléber Santana teve passagens por Vitória, Santos, São Paulo, Atlético-PR, Avaí, Flamengo, Criciúma, o japonês Kashiwa Reysol, e os espanhões Atlético de Madri e Mallorca.
O corpo de Santana deixa a Ilha do Retiro por volta das 16h e segue até o cemitério Morada da Paz. A cremação está prevista para as 18h.
Rio Grande do Sul
Quatro jogadores da Chapecoense eram velados em Porto Alegre neste domingo (4). O corpo do volante Matheus Biteco chegou às 2h30 no cemitério Jardim da Paz para um velório reservado a amigos e familiares. O sepultamento estava marcado para as 11h.
O lateral-esquerdo Dener também era velado no Jardim da Paz desde as 3h15. O corpo do jogador será cremado.
Apesar de ser pernambucano, o atacante Kempes tinha familiares e amigos no RS. O corpo do jogador começou a ser velado por volta da 0h no Crematório Metropolitano, onde às 10h30 ele deve ser cremado. A esposa de Kempes estava muito abalada e uma ambulância foi chamada para ficar no local.
O zagueiro Filipe Machado também era velado em Porto Alegre, na Arena do Grêmio. A cerimônia começou por volta das 8h. Depois das 13h, o corpo será levado para Cachoeirinha, na região metropolitana da capital gaúcha, para ser cremado.
Já o volante Josimar era velado na sede do Progresso Futebol Clube, em Pelotas, onde começou sua carreira. Depois, o corpo será levado a Porto Alegre, onde será sepultado às 19h no cemitério Santa Casa.
Eduardo Preuss, o Cadu, dirigente da Chapecoense, chegou um pouco antes da 0h em Venâncio Aires. O corpo é velado na Câmara de Vereadores e o enterro está previsto para as 19h.
Adriano Bittencourt atuava como segurança da Chapecoense e foi velado na Capela Cristo Redentor, em Caxias do Sul. Após o velório, uma caminhada pela paz reuniu torcedores do Juventude e do Caxias, ambos da cidade, para uma homenagem. O trajeto passou pelos estádios Centenário e Alfredo Jaconi. O sepultamento será realizado no Cemitério Parque de Caxias do Sul.
Rafael Corrêa Gobbato, fisioterapeuta da Chapecoense, foi velado e sepultado no Cemitério de Monte Bérico, em Farroupilha, também na Serra.
Rio de Janeiro
No Rio ocorriam o velório de três jornalistas da Fox. O jornalista Victorino Chermont e o repórter cinematográfico Rodrigo Santana eram velados desde as 8h no salão nobre do Flamengo, na Zona Sul. O horário do enterro do corpo de Chermont não foi confirmado. Santana deverá ser enterrado no cemitério de Paciência, na Zona Norte.
Às 11h, no Fluminense, também na Zona Sul do Rio, acontecia o velório do jornalista Paulo Julio Clement. O enterro está marcado para as 16h no cemitério São João Batista, em Botafogo.
A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, abriu as portas por volta das 12h30 para o velório do atacante Bruno Rangel. A cerimônia começou após o cortejo pelas ruas da cidade que ocorreu durante a manhã. A previsão é que o enterro aconteça às 17h no cemitério Campo da Paz, no Parque São Benedito.
A despedida ao jogador Thiaguinho parou a pequena cidade de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio. O corpo do atleta chegou por volta das 3h40 e era velado na câmara de vereadores da cidade. O enterro está previsto para as 17h no Cemitério Municipal de Bom Jardim.
Goiás
O corpo do cinegrafista Ari Júnior, da TV Globo, chegou por volta das 12h40 a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. O caixão foi colocado em um carro do Corpo de Bombeiros e seguiu em cortejo até a Igreja Matriz, onde foi realizada uma missa de corpo presente.
Por volta das 15h, a comitiva seguiu em direção a Goiânia. O velório acontece no Ginásio Luis Torres de Abreu, na sede do time de futebol Goiás. Ari era torcedor fanático do time goiano. Após as homenagens, o corpo de Ari Júnior será levado para o Cemitério Parque Memorial, onde estão sepultados parentes do cinegrafista. O enterro está marcado para as 17h.
Alagoas
O corpo do jogador Arthur Maia chegou a Alagoas pro volta das 12h20 (horário local) deste domingo (4). O corpo segue em cortejo por Maceió até o local do velório e sepultamento, o Campo Santo Parque das Flores, no bairro do Tabuleiro do Martins. Familliares do jogador choraram abraçados sobre o caixão durante o velório. A mãe dele, Katia Maia, estava bastante emocionada. "Foi embora um pedaço de mim", disse.
Minas Gerais
Em Juiz de Fora, foi enterrado o corpo do zagueiro Marcelo da Silva. Família, amigos, treinadores, jogadores e populares prestaram homenagem. O corpo do atleta, que atuou por Volta Redonda, Flamengo e Chapecoense, chegou a Juiz de Fora na madrugada de domingo (4), em um avião da Força Aérea Brasileira.
Pará
O corpo do jogador Lucas Gomes chegou a Belém na tarde deste domingo (4), em um voo comercial. Do Aeroporto Internacional de Belém, seguirá direto para Bragança, nordeste do Pará, onde será velado por familiares e amigos.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!