Páginas

sexta-feira, dezembro 09, 2016

Parlamento da Coreia do Sul abre processo de impeachment da presidente Park Geun-hye

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A assembleia Nacional (parlamento) da Coreia do Sul aprovou, nesta sexta-feira (9), a abertura do processo de impeachment da presidente Park
Geun-hye, implicada no escândalo da “Rasputina coreana”, que paralisou sua administração e provocou grandes protestos em todo o país.
A moção que destitui a chefe de Estado passou com mais de dois terço dos votos e levou pouco mais de uma hora para ser votada: foi aprovada com 234 votos a favor, 56 contra, 7 nulos e duas abstenções.
O resultado transfere imediatamente os poderes de Park ao primeiro-ministro, Hwang Kyo-ahn, à espera da decisão do Tribunal Constitucional, que deve ratificar ou invalidar a decisão parlamentar.
O processo vai agora para o Tribunal Constitucional e só prosseguirá se for aprovado por seis dos nove juízes.
Todo o processo pode levar 180 dias, embora especialistas digam que esse tempo pode ser reduzido para dois meses.
Com a decisão do parlamento, a presidente está privada de todos seus poderes à frente do Estado, desde o controle do Exército até o direito a veto ou decisões de política externa, em benefício do primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn.
O processo contra a chefe de Estado acontece por causa do caso Choi Soon-sil, o maior escândalo de corrupção dos últimos anos no país. A presidente foi apontada como cúmplice de Choi Soon-sil, sua amiga acusada, entre outdois ras coisas, de ter interferir em assuntos de Estado sem possuir cargo público, além de ter pressionado empresas para obter numerosas somas de dinheiro que ela teria se apropriado parcialmente.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!