Líder durante 28 rodadas e segundo colocado em sete, o Vasco caminhava para voltar à Série A sem sustos, mas tropeços na reta final deixaram o clube com o risco
de perder sua vaga no G4 justamente na última partida da Série B.
Para não passar mais um ano longe da elite do futebol brasileiro, a equipe precisa de uma vitória simples sobre o Ceará, neste sábado (26), às 17h30 (com RedeTV e SporTV), no Maracanã.
Se empatar ou perder, terá que torcer para o Náutico, quinto colocado, não bater o Oeste na Arena Pernambuco.
Caso permaneça na Série B, o time cruzmaltino será o primeiro clube grande a não conquistar o acesso no ano seguinte ao descenso.
Desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado em pontos corridos, todos os times considerados grandes que já disputaram a competição não precisaram da última rodada para subir.
O clube já é o primeiro entre os 12 maiores do país que não venceu a competição em pontos corridos -em 2013, foi terceiro colocado.
Atlético-MG (2006), Corinthians (2008), Palmeiras (2013) e Botafogo (2015), além do próprio Vasco (2009), já foram campeões.
Mesmo sem encantar sua torcida, o Vasco foi líder até a 28ª rodada. No jogo seguinte, perdeu para o Paysandu e caiu para a segunda colocação -posto que ocupou até o término do seu 34º jogo.
Logo depois, um empate contra o Luverdense em casa fez o time carioca cair para o terceiro lugar.
Ele ainda recuperou terreno na tabela de classificação ao vencer o Bragantino e se tornar o segundo colocado a duas rodadas do fim.
Um novo tropeço contra o Criciúma, já sem chance de subir, porém, fez a equipe chegar ao último jogo com a necessidade da vitória.
ACESSO E DESCENSO
Até o momento, apenas Atlético-GO e Avaí garantiram o acesso. Além do Vasco e do Náutico, o Bahia é o outro clube na briga. O time baiano precisa de um empate para carimbar a classificação contra o já campeão Atlético, em Goiânia. Se perder, terá que torcer para o Vasco ou Náutico não vencerem seus jogos.
A luta para não cair se restringe ao Joinville, que recebe o Vila Nova, e o Oeste. Se vencer, o time de Itápolis não cai. Se perder ou empatar, terá de torcer para os catarinenses não vencerem seu jogo.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!