A nave espacial russa Soyuz chegou à Estação Espacial Internacional neste sábado (19), com um astronauta francês, um russo e uma americana, para uma
missão de quatro meses.
"Acoplagem confirmada", declarou a NASA quando a nave chegou na ISS às 21h58 (19h58 de Brasília), segundo imagens transmitidas ao vivo para a televisão.
O cosmonauta russo Oleg Novitsky, a astronauta americana Peggy Whitson e o francês Thomas Pesquet decolaram no dia 17 da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Após a separação da cápsula MS-03 do terceiro andar da nave lendária para entrar em órbita 200 km acima da Terra, quase nove minutos após a decolagem, a tripulação permaneceu mais de 48 horas neste minúsculo módulo de apenas 2,5 metros de comprimento.
Para a acoplagem, ela se colocou na mesma altura da ISS, que gira a 28.000 km/h até 400 km acima da Terra.
Em seis meses, o francês Thomas Pesquet realizará 62 experiências para a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França. Isso sem contar as 55 experiências que realizará em cooperação com as agências espaciais americana, canadense e japonesa.
O francês estudará o impacto da microgravidade nos músculos e testará tecnologias capazes de revolucionar o sistema de purificação da água.
Seus colegas não ficarão para trás. Whitson fará, por exemplo, experimentos sobre o impacto da luz no ciclo do sono, enquanto Novitsky realizará mais de 50 experiências científicas para a agência espacial russa Roskosmos.
O retorno dos três astronautas à Terra está previsto para 15 de maio de 2017.
A bordo da imensa nave de 400 toneladas, os três deveriam ser recebidos pela astronauta americana Shane Kimbrough e os cosmonautas russos Serguei Ryjikov e Andrei Borissenko, que estão na ISS desde 19 de outubro.
O comandante da Soyuz, o russo Oleg Novitsky, de 45 anos, tem grande experiência no espaço. O ex-piloto da Força Aérea russa que acaba de ser pai permaneceu cinco meses na ISS em 2012 e 2013.
A americana Peggy Whitson, de 56 anos, é uma das astronautas mais experientes da Nasa. Ela é a mulher que passou mais tempo no espaço - 376 dias no total -, e já fez seis saídas espaciais, com duração total de 39 horas.
Além disso, já passou dois períodos na ISS. Seu primeiro voo aconteceu em 2002, quando a estação espacial estava sendo montada.
O francês Thomas Pesquet, ex-piloto de aviões comerciais, é o novato da equipe, aos 38 anos. Ele é o 10º francês a viajar ao espaço, o primeiro desde 2008.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!