O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou nesta terça-feira (29) à GloboNews que a Aeronáutica irá disponibilizar quatro aeronaves para o transporte de
familiares das vítimas do acidente aéreo com o time da Chapecoense e para translado dos corpos. A Força Aérea Brasileira (FAB) também vai levar autoridades catarinenses para a Colômbia.
A equipe da Chapecoense embarcou para a cidade colombiana de Medelín na noite desta segunda (28) para disputar, nesta quarta-feira (30), a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo fretado em direção a Medelín.
A aeronave caiu no momento em que se aproximava do aeroporto de Medelín. Havia 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes.
Em nota oficial divulgada na manhã desta terça, o presidente Michel Temer lamentou o acidente aéreo e ofereceu assistência do governo federal aos familiares das vítimas. No comunicado, ele determinou que a Aeronáutica disponibilizasse aeronaves para as famílias e para o translado das vítimas.
De acordo com o ministro da Defesa, um avião C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) irá decolar ainda nesta terça de São Paulo em direção a Colômbia transportando 13 pessoas, entre as quais o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Outra aeronave, que está na Base Aérea do Rio, será disponibilizadas para levar familiares de vítimas ao território colombiano.
Além disso, ressaltou Jungmann, dois aviões Hércules C-130 ficarão de prontidão em Manaus para o transporte dos corpos das vítmas.
Porta-voz
Na tarde desta terça, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, informou que funcionários do governo brasileiro, como o cônsul honorário em Medelín, o embaixador do Brasil na Colômbia e outros diplomatas no país, também foram acionados para trabalhar nas operações de apoio.
Uma comitiva também irá para Medellín em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). No grupo estarão o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; funcionários da pefeitura; especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa); funcionários dos ministérios das Relações Exteriores, Saúde e Esporte; representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e funcionários das empresas nas quais os jornalistas trabalhavam.
A aeronave saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Brasília às 14h desta terça, onde pegará mais passageiros e, então, seguirá para a Colômbia. A previsão de chegada em Medelín é às 1h30 desta quarta (30), no horário local da cidade.
Outras duas aeronaves da FAB e uma equipe de resgate de acidentes aéreos estarão de prontidão para realizar o resgate e traslado das vítimas brasileiras.
O porta-voz pediu, ainda, que o cidadão que o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério das Relações Exteriores está disponível para prestar mais esclarecimentos sobre o acidente nos números (61) 2030-8803 e (61) 2030-8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br
Nota
Veja nota da FAB sobre o auxílio às vítimas e familiares do acidente:
Nota à Imprensa: aeronaves da FAB auxiliarão em resgate e translado de brasileiros vítimas de acidente
Brasília, 29/11/2016 – O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica lamentam o acidente ocorrido nesta terça-feira (29/11) com a aeronave de matrícula CP2933, da empresa LaMia, que conduzia a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas brasileiros e cidadãos de Chapecó, no trecho Santa Cruz de La Sierra – Medellín.
Informamos que duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), estão de prontidão para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente. Também foram disponibilizadas duas aeronaves para transportar familiares das vítimas e equipes de militares.
Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está à disposição para contribuir com a autoridade colombiana de investigação.
Luto oficial
Michel Temer decretou na manhã desta terça luto de três dias em razão da tragédia com o avião que transportava o time da Chapecoense. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o decreto de luto oficial é "simbólico" e não tem efeito prático nas atividades do governo federal.
No comunicado oficial, que também foi publicado na página pessoal de Temer no Twitter, o peemedebista informou também ter acionado o Ministério das Relações Exteriores para prestar todo o apoio possível às famílias.
"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível", diz trecho da nota.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!