Com a proximidade do feriado de Dia de Finados, a Praça do Mercado, no Centro da cidade, que se transformou em uma espécie de
extensão do Mercado Municipal, está repleta das tradicionais coras e jarros de flores. Mais que em anos anteriores, a venda informal em espaços públicos tem sido impulsionada pelo desemprego causado pela crise econômica em que o Brasil se encontra.
“Uma prima já vendia flores e coroas para o Dia de Finados e como este ano eu estou sem emprego resolvi vender junto com ela. Nós mesmas fazemos as coroas e arranjos em casa. Essa semana a procura aumentou, comparado ao começo do mês. Devemos vender mais mesmo na segunda e até na terça-feira, muita gente deixa para comprar na última hora”, disse a vendedora Cristiana Maria de Oliveira.
De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada este ano, a proporção de pessoas que trabalham por conta própria aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro do ano passado. Na avaliação do economista e pesquisador do Ipea Miguel Foguel, o aumento do trabalho por conta própria está relacionado à crise econômica e à consequente redução dos empregos formais.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!