Urnas eletrônicas de Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta são utilizadas na votação paralela que acontece neste domingo (2). O sorteio dos municípios aconteceu na manhã de sábado na sede do
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O processo é realizado para demonstrar o funcionamento e a segurança da eleição.
Durante todo o dia, em cada urna eletrônica sorteada, será feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se cédulas de papel previamente preenchidas por representantes de partidos políticos. As mesmas cédulas serão utilizadas para inserir votos em um sistema disponibilizado pelo TSE, o Sistema de Auditoria e Votação Paralela (SAVP).
Os candidatos não são fictícios: são candidatos registrados que concorrerão à eleição oficial, já que a urna eletrônica é a mesma que seria utilizada na eleição. No entanto, os votos inseridos nessas urnas não são contabilizados na apuração oficial.
O propósito final da auditoria é verificar a correspondência entre os votos digitados na urna, registrados nos boletins de urnas, e aqueles digitados no Sistema.
Qualquer pessoa da sociedade civil pode verificar se o que foi votado está compatível com o resultado. A auditoria acontece em Natal, na Universidade Potiguar (UnP) da avenida Nascimento de Castro.
Pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral, três urnas são sorteadas para a votação paralela. Segundo o TRE, foram restringidos municípios que estão a mais de 200 quilômetros de Natal, a fim de garantir a agilidade na instalação e busca das urnas.
Os procedimentos de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, feitos por amostragem, são realizados desde o ano de 2002, nos Tribunais Regionais Eleitorais de cada Unidade da Federação, no mesmo dia e horário da votação oficial, acompanhados por auditores que fiscalizam todas as atividades desenvolvidas.
Confira abaixo as urnas sorteadas:
1ª Zona Eleitoral (Natal), seção 298 - Escola Estadual Padre Monte, Rocas
29ª Zona Eleitoral (Ipanguaçu), seção 189 - Grupo Escolar de Pataxó, povoado de Pataxó
67ª Zona Eleitoral (Nísia Floresta), seção 10 - Escola Estadual Professora Adélia da Silva Gurgel, Campo de Santana
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!