O município de Pau dos Ferros, através do prefeito Fabrício Torquato (PSD), assinou com o Governo do Estado termo de
formalização que garante a continuidade das ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Alto Oeste.
Resultado de uma solicitação do gestor ao governador Robinson Faria, a 17ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), promovida na VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), teve o objetivo de definir a pactuação financeira do órgão que tem atendido as 37 cidades integrantes da 6ª região em casos emergenciais.
No encontro, em que estiveram presentes secretariado e entes representativos da área, a exemplo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS), Fabrício anunciou a sensibilidade do Executivo estadual em assumir a responsabilidade da folha de pagamento dos profissionais do Samu, a qual gira em torno de R$ 35 mil mensais.
“Nós renovaremos os contratos, porque o processo seletivo [realizado pela prefeitura e encerrado no início deste mês] vale por outro ano ainda, com data retroativa. E, agora, sim, me sinto muito mais justiçado, aliviado não enquanto prefeito, enquanto cidadão pau-ferrense, entendendo que essa cota que nós população bancávamos sozinhos vai ser dividida até uma nova conversa”, declarou.
O secretário de Estado, George Antunes, compondo a mesa de autoridades da reunião ao lado do coordenador-geral do Samu, Cláudio Macedo, confirmou a fala do gestor de Pau dos Ferros e afirmou que o governo de Robinson é “conhecedor da seriedade e do empenho de Fabrício”, portanto, sabia dessa necessidade de apoio, não podendo negá-lo.
A manutenção dos serviços do Samu no Alto Oeste significa, então, outra importante conquista da gestão “Mais Trabalho, Mais Compromisso”, que desde o ano passado participa de encontros para discutir a questão, conforme disse a secretária Mona Lisa Torquato, também participante da ocasião na VI Ursap junto com o secretário de Governo, Vicente de Paula Fernandes.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!