“Aqui é a minha casa”. Assim, Raimunda Vanderlândia, de Luiz Gomes, na região oeste do Rio Grande do Norte, define a casa do Divino Mestre, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro
de Neópolis, em Natal, que acolhe pessoas que residem no interior e necessitam vir à capital em busca de tratamento médico.
De acordo com o pároco de Neópolis, Padre Antônio Nunes, a ideia de construir a casa surgiu, em 2008, a partir das missas com oração de cura que ele preside, na Igreja Matriz, mensalmente. “Eu me perguntava: ‘Meu Deus, todo mês a gente se reúne com essa multidão só para rezar. Será que a gente não tem como sair da oração para uma ação mais concreta?’ Na época, pela mídia, a gente via as notícias das pessoas do interior que precisavam vir a Natal para atendimento médico e não tinham onde ficar. Daí, surgiu a ideia de se construir a Casa Divino Mestre”, conta.
Situada no bairro de Neópolis, o imóvel conta, entre outros compartimentos, com varanda, sala, refeitório, escritório, capela, nove quartos e quarenta leitos. Para construí-la, Padre Nunes lembra que a Paróquia contou com diversos parceiros. O terreno foi doado por uma senhora. Uma construtora assumiu as obras, ficando só os acabamentos por conta da paróquia. A casa foi inaugurada em 2014.
Segundo Padre Nunes, para usufruir da casa, a pessoa deve trazer uma carta de recomendação do pároco. Desde o mês de julho passado, a casa conta também com a colaboração da Congregação das Irmãs da Purificação de Maria Santíssima. Irmã Sandra Nunes e Irmã Iomar Fonseca ficarão na Paróquia até novembro próximo, quando acontecerá um capítulo da Congregação, para decidir se se instalarão definitivamente em Natal. “Nosso trabalho aqui, na casa, tem muito a ver com o carisma da nossa congregação, que é a oferta do acolhimento”, diz Irmã Sandra.
“Essa experiência tem me alargado o coração, porque é uma obra de Deus em prol desse povo tão sofrido”, acrescenta. As religiosas explicam que a obra oferece uma equipe de cozinha, limpeza, lavagem dos lençóis e secretaria. Os pacientes e respectivos acompanhantes se encarregam apenas da limpeza do quarto e da própria roupa pessoal. “A Casa Divino Mestre é um sonho, sonhado por muitos, que se tornou realidade”, destaca Padre Nunes.
Nestes dois anos de funcionamento, mais de 300 pessoas já foram atendidas pela Casa Divino Mestre. Para manter a obra, a Paróquia utiliza a dimensão social do Dízimo. Além disso, várias pessoas fazem doações. Os telefones de contatos são da casa são: (84) 2030-6488 / 3642-1688 .
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!