Desde cedo o movimento tem sido grande na Escola Arquipélago (foto acima), local determinado para justificativas de ausência de voto em Fernando de Noronha neste
domingo (2). Moradores, que não fizeram a transferência do título eleitoral para a ilha, e os turistas, devem fazer a justificativa até às cinco da tarde. Muitos visitantes perderam um tempinho de praia para não ficar com pendência na Justiça Eleitoral. “Estou na ilha a uma semana e passei para justificar a ausência de voto, foi rápido , uns cinco minutos, tenho mais de 60 anos de idade e tenho prioridade, mas eu fiz questão de vir” , falou a turista de São Paulo, Alerte Bumbles Carvalho. “É um exercício da cidadania, temos que cumprir nosso papel, não tem jeito. Eu acho que é muito importante, mesmo perdendo um tempo de praia”, disse Alexandre Pinto, visitante de Salvador.
A fila é grande, mas rápida (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Profissionais que estão na ilha a serviço também estiveram no colégio. “Eu sou médico , trabalho em Fernando de Noronha, mas ainda não transferi meu título por falta de oportunidade. Não sei se vou ficar na ilha por mais tempo, se ficar eu faço a transferência. Estou de plantão, perdi apenas cinco minutos aqui , estou voltando para o hospital agora” , contou o médico Milton Valente Ribeiro.
Ao todo 11 pessoas trabalham nas justificativas (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Na eleição passada aproximadamente 1200 pessoas fizeram a justificativa de voto em Noronha, mas este ano a expectativa é que sejam cerca de 2000 mil justificativas. “Eu acho que na última eleição as pessoas estavam desmotivadas e os turistas optaram em fazer os passeios e depois justificar. O movimento está balanceado, eu acredito que deste total 60% são turistas e 40% são de eleitores que trabalham na ilha e não transferiram o título”, explicou a representante do Tribunal Regional Eleitoral em Noronha, Edleuza Santos.
Os moradores que não transferiram título para ilha devem fazer justificativa
Os moradores de Fernando de Noronha não votam nas eleições municipais porque a ilha é um Distrito Estadual. Os eleitores locais só votam a cada quatro anos quando escolhem presidente, governador, senador, deputados e conselheiros distritais, cargo similar a vereador.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!