O candidato a vereador da cidade de Macambira (SE), Geovane Barreto do Partido Social Democrático (PSD), descobriu no
domingo (2) que realizou sua campanha com o número errado.
Segundo ele, toda a sua campanha foi realizada com o número 55222, mas ao chegar na urna o número apareceu como inexistente. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o número registrado é 55522. ‘‘Quando fui votar percebi o erro. E conferi a lista com os números dos candidatos que estava no local e me desesperei. Votei corretamente e sai chorando’’, disse. Apesar da troca o candidato conseguiu mobilizar alguns eleitores e conquistou 127 votos.
Ainda de acordo com ele, a confusão da troca de números ocorreu durante a convenção do partido. “A ata foi feita depois. E o erro pode ter acontecido na hora de enviar esse cadastro para o TRE”. Ele informou ainda que vai consultar um advogado para saber se algo ainda pode ser feito.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da 24ª Zona, que abrange o município de Macambira, Noberto Rocha, a Justiça Eleitoral não tem nenhuma responsabilidade na troca dos números do candidato.
Ele explicou que a coligação é responsável pelo envio dos dados dos candidatos. Para isso, é usado o Candex, que é o sistema de candidatura. Além disso, o número foi registrado no cartório dentro do prazo e o candidato e a representante da coligação aceitaram a numeração.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!