Primeiro santo católico nascido no Brasil, São Frei Galvão é celebrado no dia 25 de outubro. A data lembra a história do frade nascido em Guaratinguetá, no interior de
São Paulo, e que viveu entre 1739 e 1822.
Antônio de Sant’Anna Galvão era filho do português Antônio Galvão e de Isabel Leite de Barros. Se tornou sacerdote aos 23 anos de idade e logo foi reconhecido por sua piedade, zelo e virtudes exemplares.
Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.
Foi no Mosteiro da Luz de São Paulo, às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, que ele morreu aos 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do local, e sua sepultura ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.
Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito: “Aqui jaz Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que tendo sua alma sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822”.
O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido pelo Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!