Um ataque aéreo liderado pelos sauditas atingiu na noite deste sábado (29) um complexo de segurança próximo da cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen.
Ao menos 60 pessoas morreram, incluindo presidiários mantidos no local, informaram autoridades neste domingo (30).
A prisão, localizada no bairro de Al-Zaydiyah, mantinha 84 presidiários e foi atingida três vezes, disse Hashem al-Azizi, vice-governador da província de Hodeidah, controlada por rebeldes houthis contrários ao governo do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, que está exilado do país desde 2014, expulso de Sanaa pelas forças opositoras.
Autoridades locais disseram que o local faz parte de um complexo de segurança guardado por milicianos houthis. Como o ataque ocorreu à noite, apenas guardas de segurança da prisão estavam presentes.
Abduljabbar Zeyad/Reuters | |
Corpo de uma das vítimas do ataque aéreo a um complexo de segurança controlado por rebeldes |
Uma testemunha ouvida pela agência de notícias Reuters disse que todo o prédio foi destruído no ataque, um dos mais violentos realizados pela coalizão liderada pelos sauditas na tentativa de derrotar os rebeldes.
A coalizão saudita afirmou em comunicado que o prédio era usado pela milícia como um centro de controle de suas operações militares.
A coalizão tem combatido o movimento armado dos houthis no Iêmen desde março de 2015 para tentar restabelecer o presidente Hadi, reconhecido internacionalmente.
O conflito no Iêmen deixou mais de 10 mil mortos e feridos, além de 3 milhões deslocados de suas casas.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!