Pelo menos 78 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) morreram após as forças iraquianas repelirem nesta terça-feira (13) um amplo ataque com suicidas que
pretendia retomar a zona de Al Qayara, no norte do Iraque.
O porta-voz do Comando das Operações para a libertação da província de Ninawa, na qual fica Al Qayara, coronel Feras Sabri, informou à Agência Efe que o ataque foi lançado segunda-feira à noite por mais de 150 combatentes do EI.
Esta operação para recuperar Al Qayara, região arrebatada no final de agosto, foi denominada pelos extremistas de "Invasões da morte".
Suicidas com carros-bomba atacaram as unidades das Divisões 71 e 91 do Exército e os batalhões de emergência da polícia de Ninawa nas aldeias de Zaizia, Al Shibani e Al Houd, situadas ao sul e ao leste de Al Qayara.
As tropas iraquianas conseguiram destruir cinco desses veículos antes que detonassem em seu alvo, enquanto outros foram bombardeados pelos aviões de guerra iraquianas e da coalizão internacional.
Sabri considerou que esta ofensiva é "uma tentativa desesperada" por parte do EI, após ter perdido terreno na zona e especialmente Al Qayara, que era "sua primeira linha defensiva" antes de Mossul, capital de Ninawa e bastião dos jihadistas.
Al Qayara, que esteve mais de dois anos em mãos do EI, até 25 de agosto, é estratégica por ser a porta a Mossul e por ser uma zona rica em petróleo, de cuja exploração e venda os extremistas obtinham financiamento.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!