Com as mudanças na legislação eleitoral aprovadas para o pleito deste ano, criou-se uma expectativa de redução no mercado das gráficas para o período, devido
à disponibilidade menor de recursos para os candidatos.
Entre as novas regras, estão a proibição de doações de empresas aos partidos, coligações e candidatos, a redução dos tamanhos da publicidade visual e a limitação financeira de gastos imposta a cada candidatura.
Para o presidente do Sindicato das Gráficas do Rio Grande do Norte (Sindgraf), Vinícius Costa, a perspectiva de redução dos investimentos dos candidatos com material gráfico não muda a expectativa de melhora do mercado neste período eleitoral.
“Sem dúvidas, as mudanças vão reduzir a demanda, se compararmos às eleições anteriores. No entanto, a expectativa ainda é muito boa. Prevemos um crescimento de 80% a 100% na procura, em comparação aos meses anteriores, de período normal”, declarou o presidente do Singraf.
Segundo Vinícius, a maior redução de demanda deverá atingir o setor de sinalização, que faz adesivos para carros de campanha, envelopamento, entre outras peças maiores. “Como houve redução no que se pode fazer nessa área, esse deve ser o setor mais afetado. A parte de offset não teve muitas alterações”, analisou.
Em nível nacional, 51% dos empresários ouvidos na 9ª Sondagem da Indústria Gráfica Brasileira afirmaram que mudaram suas decisões de investimentos em decorrência das transformações políticas suscitadas pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Além disso, 38% revelam que já repensam a possibilidade de contratações, “o que é importante, considerando que 91% das empresas demitiram funcionários ao longo da crise econômica”, salienta Levi Ceregato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional), realizadora da sondagem.
Fonte: Portal Noar
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