O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira (19) que, após o recesso parlamentar, quer a Câmara
funcionando em um esquema especial de trabalho, com sessões de votação no plenário principal às segundas, terças e quartas-feiras. O objetivo da medida é manter as atividades legislativas da Casa até as eleições municipais, marcadas para o mês de outubro.
Tradicionalmente, as votações na Câmara se concentram na terça e na quarta-feira. O objetivo de Maia com as sessões nas segundas-feiras é evitar que as votações fiquem paradas no período pré-eleitoral, quando há esvaziamento na Câmara em razão do envolvimento de vários parlamentares nas disputas municipais nos seus estados de origem.
"O que nós queremos é manter, enquanto tivermos condição, a Câmara trabalhando três dias na semana – o plenário, claro. As comissões trabalham normalmente", disse Maia. "Nós vamos caminhar, até as eleições, a cada semana organizando a agenda, sentindo qual é o ambiente possível de votação", completou o presidente recém-eleito da Câmara.
Apesar do tradicional esvaziamento do Congresso no período pré-eleitoral, o Palácio do Planalto precisa do Legislativo em funcionamento para aprovar projetos que considera prioritários para a recuperação econômica do país.
Rodrigo Maia explicou que até as sessões deliberativas acontecerão às segundas, de 17h às 22h, às terças, de 10h às 21h, e às quartas, no período da manhã até as 14h. Depois disso, os deputados estarão, segundo ele, liberados para retornarem às suas bases para atuar nas campanhas municipais.
Ainda segundo o presidente da Câmara, o primeiro projeto sobre o qual os deputados vão se debruçar, após o fim do recesso em agosto, é o que renegocia a dívida dos estados.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!