Autoridades de saúde da Flórida disseram nesta terça-feira (19) que estão investigando um caso de infecção por vírus da zika que não parece ter se originado de uma
viagem a uma região com surto da doença.
O comunicado do Departamento de Saúde da Flórida não especificou como o vírus da zika pode ter sido transmitido localmente. O vírus da zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e também por relações sexuais com uma pessoa infectada.
O zika, que pode causar microcefalia em bebês e outros problemas neurológicos se espalhou rapidamente pelas Américas por meio do mosquito. Ainda não houve um caso de transmissão local pelo mosquito na parte continental dos Estados Unidos, mas surtos locais são considerados prováveis à medida que o clima esquenta, disseram autoridades de saúde.
Em meados de julho, as autoridades de saúde do país relataram 1.306 casos de zika no território continental dos Estados Unidos e no Havaí, mas nenhum provocado pela transmissão direta do mosquito vetor.
Caso em Utah também é investigado
Nesta semana, o Departamento de Saúde do Estado de Utah, nos Estados Unidos, anunciou que estava investigando como ocorreu uma infecção registrada na região. A pessoa infectada cuidou de um paciente idoso que morreu de zika no fim de junho, mas não teve relações sexuais com o paciente nem viajou para regiões com transmissão ativa do vírus.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!