Mais um capítulo da triste e perigosa rotina de ações criminosas em agência bancárias de Pernambuco. Na madrugada desta terça-feira (12), bandidos
explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil, no Centro de Orobó, no Agreste. Em seguida, atiraram no prédio do destacamento da Polícia Militar localizado na cidade.
A investida aconteceu pouco mais de 24 horas depois de um confronto ocorrido em Buenos Aires, na Zona da Mata Norte, cidade próxima, no qual quatro suspeitos foram mortos após invadir um banco. Dois acusados de envolvimento no caso acabaram detidos. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), entre janeiro e maio deste ano, 44 ações consumadas foram registradas em bancos. Também houve 26 tentativas de roubos, furtos e explosões, no mesmo período.
A ação em Orobó ocorreu por volta das 2h e foi confirmada pela Polícia Militar. Equipes estão seguindo para a cidade para coletar dados. Informações da PM revelam que eram dez homens fortemente armados. Eles estavam em uma caminhonete e em um carro.
Uma parte do grupo foi até o Banco do Brasil para explodir os caixas e recolher o dinheiro. O outro se posicionou na frente do destacamento da PM e ecomeçou a atirar. Não houve feridos, de acordo com a corporação.
Para escapar, eles usaram a mesma tática e se dividiram. Uma parte seguiu para Umbuzeiro, na Paraíba, e a outra para Casinhas, no Agreste de Pernambuco. A PM realiza rondas na região para tentar encontrar os suspeitos.
Conflito e mortes
A ação criminosa em Buenos Aires aconteceu por volta das 2h de segunda-feira (11). Os bandidos chegaram ao município em um táxi e estavam sendo monitorados desde a semana passada, segundo a Polícia Militar. O grupo entrou na agência pela trás e subiu a caixa do ar-condicionado.
Depois, os assaltantes usaram um maçarico para a abrir o cofre da agência e tiraram o dinheiro que estava guardado. Ao perceber as viaturas se aproximando, os bandidos voltaram para o carro, que foi seguido pelos policiais até a rodovia PE-59, onde teve início uma troca de tiros.
Na mala do veículo utilizado pelo grupo, havia dinheiro e ferramentas para abrir os terminais. Um dos suspeitos ficou ferido e foi levado para o Hospital da Restauração. Segundo a assessoria da unidade de saúde, ele morreu no bloco cirúrgico.
Os outros dois suspeitos foram presos. Um deles conseguiu fugir, mas foi encontrado horas depois do tiroteio. "Ele estava na margem da rodovia, pedindo carona. Uma viatura passou, e os policiais identificaram ele", confirma o delegado de Roubos e Furtos, Paulo Berenguer.
A ação policial foi coordenada pelo 2º e 22º Batalhões por meio da Operação Caixa Seguro, que consiste em reforçar a segurança nas cidades da Zona da Mata e do Agreste do estado. Os suspeitos presos estão na Delegacia de Buenos Aires e aguardam o delegado do município fazer os encaminhamentos.
Casos recentes
A onda de arrombamentos a terminais eletrônicos no estado vem apavorando moradores do interior. Cada vez mais, as quadrilhas agem com muita ousadia e violência, como nos últimos dois casos, em Feira Nova, no Agreste, e Sirinhaém, no Litoral Sul. Este ano, no entanto, a polícia ainda não havia registrado um confronto desse porte e com tantas mortes.
A ação criminosa em Feira Nova, na madrugada de sábado (9), foi marcada pela violência. Bandidos explodiram dois caixas eletrônicos, mas ainda não foi confirmado se conseguiram levar algum dinheiro. De acordo com a Polícia Militar, os ladrões estavam armados com fuzis e metralhadoras.
A ação aconteceu pouco antes das 4h. Segundo a polícia, aproximadamente dez homens estavam num ponto estratégico no Centro da cidade e metralharam o carro da Polícia Militar, quando a equipe estava saindo para outra ocorrência. Os tiros atingiram a lataria e pneus do veículo, mas nenhum policial ficou ferido.
A explosão deixou moradores assustados. Os bandidos conseguiram fugir e ainda não há informações sobre o paradeiro. Segundo testemunhas, a agência ficou destruída depois da explosão.
Procurado pelo G1, o Banco do Brasil confirmou a ocorrência, mas informou que não poderia passar detalhes. Policiais do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) foram encaminhados ao local.
Reincidência
Os arrombamentos a bancos no estado tem se tornado frequentes. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que o número de assaltos cresceu 31% nos três primeiros meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.
Na madrugada de quinta-feira (7), de 20 bandidos invadiram duas agências bancárias e explodiram os caixas eletrônicos, no Centro de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. Antes da ação, ameaçaram pacientes de um hospital, que estavam se preparando para viajar para realização de consultas no Recife. Depois, jogaram grampos nas ruas e estradas e efetuaram vários disparos. Eles chegaram até a atirar em prédios da polícia, como a delegacia, e em residências.
Bandidos também arrombaram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal instalado no Ginásio Jota Raposo, em Igarassu, no Grande Recife. O crime aconteceu na madrugada no último sábado (2). Segundo informações de testemunhas, um guarda municipal ficou amarrado durante a ação dos bandidos. Em 27 de junho, bandidos arrombaram um caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade de Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O crime ocorreu por volta das 3h.
Um grupo de cerca de 20 homens arrombou duas agências bancárias em Camocim de São Félix, Agreste de Pernambuco, na quarta (1º). No dia 17 de maio, terminais de autoatendimento em agências bancárias do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, em Jatobá, no Sertão pernambucano, foram também arrombados por bandidos. Em abril deste ano, ladrões explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em Gaibu e em um supermercado de Pontezinha, na mesma cidade.
No início de abril, moradores de Macaparana e São Vicente Férrer viveram madrugada de terror. No dia 6, bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!