Na semana passada, o NaTelinha noticiou que a Band deverá abrir mão de competições oficiais de Seleções da Fifa e da UEFA
Champions League, esta responsável por suas maiores audiências.
Na final deste ano, disputada no dia 28 de maio entre Real Madrid e Atlético de Madrid, a emissora paulista fechou com 7 pontos de média e 10 de pico, sendo segundo lugar no Ibope na Grande São Paulo. A causa da desistência dos direitos é a crise financeira que o canal está vivendo - tudo por conta da recessão econômica que o Brasil vive.
Com isso, quem está numa sinuca de bico é a Globo. Segundo informações obtidas em primeira-mão pela reportagem, a rede carioca precisa encontrar um novo parceiro com urgência, por conta de um acerto de contrato que tem com a TEAM, órgão que negocia os direitos de competições da UEFA para todo o mundo. Por contrato, a Globo é obrigada a exibir um jogo por rodada da principal competição de clubes do mundo.
Esse "um jogo por rodada" inclui a Pré-Champions - onde times menores tentam uma vaga na competição - e a fase de grupos, que normalmente a Globo não exibe por motivos estratégicos, repassando-os assim para a Band quando tinha acordo com ela.
Para cumprir o contrato com a TEAM/UEFA, a Globo dependia desta parceria da Band, que exibia as partidas e fazia o acordo ser cumprido. Agora, ela irá precisar de um novo parceiro, ou será obrigada a passar os jogos tecnicamente menos chamativos das fases Pré-Champions e da fase de grupos.
Vale ressaltar que, para assinar um acordo de exibição de um evento, a TEAM/UEFA leva em consideração não apenas o dinheiro que a emissora vai pagar pelos direitos. Pesam até mais que isso questões como exposição do evento na grade de programação e publicidade que os canais podem fazer.
O lado da Globo
Procurada pelo NaTelinha, a Central Globo de Comunicação deu a entender oficialmente, o que não havia acontecido até então, que a Band realmente não será sua parceira na Champions League, admitindo que está conversando, informalmente, com outros canais: "A Globo tem um acordo com a TEAM/UEFA que nos dá direito a um número específico de jogos na TV aberta , com o compromisso de exibir um mínimo de jogos. Nossa parceria com a TEAM/UEFA é de longa data. Ainda não formalizamos com a BAND o futuro da Champions League, mas já estamos conversando informalmente com outros interessados".
A reportagem correu atrás da informação e soube em primeira-mão que esta consulta informal foi feita ao SBT. E de fato, foi bem informal mesmo, algo como: "Você teria interesse na Champions League?". Apenas uma pequena consulta a pessoas responsáveis.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!