Pelo terceiro dia seguido os passeios de barco em Fernando de Noronha estão prejudicados. Na segunda-feira (6) o flutuante de apoio ao píer do Porto de Santo
Antônio apresentou problemas e já da tarde da segunda os primeiros passeios foram cancelados. A Marinha do Brasil interditou a área de embarque e desembarque por questões de segurança. Na terça-feira (7) pela manhã os passageiros foram embarcados pela praia, aí a Gestão Portuária enviou um documento aos donos de embarcações informando que o serviço estava proibidopor conta de “risco eminente aos banhistas” , descreve o documento da Administração da Ilha.
O embarque pela praia foi proibido (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Com a decisão de proibir o embarque pela praia, nesta quarta-feira (8) o serviço não foi realizado e a reclamação foi grande. “Neste quarta cancelamos 23 mergulhos só pela manhã, é um prejuízo, não tem como recuperar este dinheiro”, afirmou Wagner Augusto Caliman, representante da Águas Claras, uma das operadoras de mergulho da ilha. “Nós estamos tendo bastante prejuízo, é a terceira vez que estamos sem saída do porto, o Governo deveria pagar este prejuízo, a gente quer uma solução. O barco que eu trabalho deixou de fazer 105 passeios, a Administração do Distrito não está nem aí”, falou Cineide Rodrigues, responsável pelo barco Na Onda .
Os turistas também sentem-se prejudicados. “Nós achamos um absurdo, quem é turista vai ter que ir embora, paga passagem, passeio, taxa e chega aqui não faz o panejado”, reclamou o visitante Evandro Piazi. “Eu me sinto prejudicada, o mergulho é uma atividade importante em Fernando de Noronha e o píer não está funcionando”, disse a visitante Ana Paula Rafante.
Evandro e Ana Paulo reclamaram (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
“Eu sou de uma escola de mergulho e estou com 13 clientes, iriamos fazer um mergulho no Parque Nacional Marinho e agora vamos ter que nos contentar com o mergulho na praia do Porto, é péssimo. A gente paga caro para estar aqui e encontra um descaso desse” , falou o mergulhador Eliseu Domingues.
Os mergulhadores tiveram não fizeram mergulho no parque (Foto: Ana Clara Marinho)
O mergulhador Lawrence Wahba é documentarista de natureza, conhecido por realizar produções para o programa do Faustão, na Rede Globo, e canais de TV fechada no Brasil e exterior. Ele está na ilha para testar um novo equipamento e trabalho não vai ser feito como planejou. “Infelizmente esta é a situação do mais belo parque marinho do Brasil, um lugar que eu amo. Eu já estive na ilha 28 vezes, estou testando um equipamento para um novo projeto , gasta-se muito para chegar aqui não encontramos as condições mínimas”, reclamou Wahba.
Lawrence Wahba não fez o mergulho planejado (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Os técnicos da Administração da Ilha seguiram com os trabalhos de manutenção do flutuante , utilizado para o embarque, que está danificado. As previsões de conclusão do serviço não se confirmaram. Na segunda-feira o Governo afirmou que o trabalho seria concluído em uma hora, prazo que não foi cumprido. Nesta terça-feira a informação era que a manutenção estaria concluída até o final da noite, mais uma vez o serviço não terminou. Não há nova previsão e os passeios seguem suspensos.
O flutuante está em manutenção (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!