Você faz o descarte correto do lixo que produz? Para debater as responsabilidades e desafios da sociedade depois da promulgação da Lei 12.305/2010, que institui a
Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta –feira (8), na sede da seccional potiguar, seminário com o tema “Seu lixo é sua responsabilidade”.
O Diretor-tesoureiro da FIERN e presidente do Sindrecicla (Sindicato da Indústria de Recicláveis e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte), Roberto Serquiz, participou do evento.
O presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, abriu o evento destacando a importância da participação de cada cidadão para implementação de políticas públicas de destinação correta do lixo. “Precisamos entender que nossas ações de hoje irão refletir no futuro das novas gerações. A preservação do meio ambiente depende de mudanças de hábitos e costumes de todos e de Instituições; e é isso que queremos provocar através das discussões de hoje”, ressaltou.
No Rio Grande do Norte apenas 7% dos municípios potiguares fazem destinação correta do lixo produzido diariamente pela população. Para o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Sérgio Pinheiro, é necessário que se invista em coleta seletiva para mudar a atual realidade. “Precisamos valorizar a reciclagem em detrimento a outras formas de gerenciamento do lixo. A coleta seletiva promove a cidadania, faz um resgate social e gera emprego e renda”, esclareceu.
Sobre a nova Legislação, o Secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França, considerou que os municípios tem tido dificuldades para cumprirem a Lei. “Desde que foi promulgada, a aplicação das novas exigências tem sido adiadas em muitas cidades do RN. O governo do Estado tem apoiado os municípios na implementação dessas políticas. Estamos elaborando um plano estadual de resíduos sólidos de forma regionalizada”, disse.
O evento, que faz parte das comemorações da semana do meio ambiente, contou também com participação de representantes de empresas de reciclagem, da sociedade civil organizada, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), da Justiça e do Ministério Púbico.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!