A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou na manhã desta quarta-feira (20)
um boletim atualizado com dados sobre a situação epidemiológica da gripe H1N1 no Rio Grande do Norte. Segundo a Sesap, seis casos da doença já foram confirmados este ano no estado. Destes, três pacientes foram curados e três morreram.
Também de acordo com a Sesap, até o dia 16 de abril (referente à semana epidemiológica nº 15) foram notificados 69 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que um foi confirmado para a Influenza A H3N2, 47 estão em investigação e 15 foram descartados para Influenza e para vírus respiratórios.
Dentre os 69 casos notificados para SRAG, 17 evoluíram para o óbito.
A Sesap explica que a confirmação dos casos se dá por isolamento viral a partir de amostra de secreção nasofaríngea. No caso do Rio Grande do Norte, estas amostras são processadas pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda (gripe), transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Natal
O município de Natal é o que mais tem registros de casos notificados para SRAG: 35. Parnamirim vem em seguida, com 14 notificações.
Campanha antecipada
A Sesap antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1 para o próximo dia 25 deste mês. A campanha vai até 20 de maio. A vacinação inclui todos os grupos prioritários e o 'Dia D' de mobilização continua mantido para o dia 30. No RN, a população a ser vacinada é de 776.019 mil pessoas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!