Páginas

domingo, abril 10, 2016

Cristina Kirchner é suspeita em caso de lavagem de dinheiro, dizem jornais

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, acena durante inauguração de uma nova ala de um hospital em Moron, na província de Buenos Aires, na quarta (25) (Foto: AFP Photo/Eitan Abramovich)A ex-presidente argentina Cristina Kirchner será investigada por suspeita de lavagem de dinheiro, informaram fontes da Justiça neste sábado (9) citadas pela pelos
jornais "Clarín" e "La Nación".
O pedido foi feito com base em dados fornecidos por uma testemunha, na véspera, em um caso que corre sob segredo de Justiça, segundo as mesmas fontes, informou a agência France Presse.
De acordo com as informações vazadas para a imprensa, a testemunha teria mencionado a ex-presidente Cristina (2007-2015) e seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), como parte das operações sob investigação.
Além de Cristina, o procurador Guillermo Marijuan solicitou que sejam investigados o ex-ministro do Planejamento Federal de Kirchner, Julio De Vido, o financista argentino Ernesto Clarens e outras pessoas que não tiveram sua identidade divulgada.
Na próxima quarta, a ex-presidente deve comparecer à Justiça para testemunhar em um outro caso por suspeita de malversação pública por operações cambiais do Banco Central quando ela ocupava a Casa Rosada.
O Ministério da Justiça declarou neste sábado que não dará "qualquer informação" sobre a identidade dos demais envolvidos, amparados sob a figura de testemunhas protegidas, após o vazamento das declarações do empresário Leonardo Fariña, citando os Kirchner. O juiz do caso, Sebastián Casanello, determinou segredo de Justiça.
No âmbito dessa investigação, a Justiça determinou na quarta-feira a detenção do empreiteiro Lázaro Báez, por suspeita de lavagem de dinheiro. Ele teria multiplicado sua fortuna ao longo das gestões do casal Kirchner.
Báez, de 59, é acusado de ter desviado dinheiro para contas na Suíça nos 12 anos de governo Kirchner, com os quais manteve uma amizade. A imprensa argentina alega que Baéz seria responsável pela administração financeira da família Kirchner.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!