quinta-feira, abril 07, 2016

Criança de 11 anos morre com suspeita de meningite no Recife

Hospital Correia Picanço (Foto: SES/Divulgação)Uma criança de 11 anos, que estava internada com suspeita de meningite pneumocócica, teve morte cerebral na noite desta quarta-feira (6). O menino estava
internado no Hospital Correia Picanço, na Zona Norte do Recife, referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde do Recife. Se confirmada a causa da morte, esse seria o primeiro caso registrado neste ano. A escola particular onde ele estudava suspendeu as aulas. Nesta quinta-feira (7), a direção e os pais farão reunião para decidir quais medidas serão adotadas.

O secretário de Saúde da capital, Jailson Correia, reforça o fato de que a causa da morte ainda está sob investigação. “A causa aponta para meningite, mas o resultado depende de uma série de testes. É preciso fazer uma triagem”, explica. Ele acalma a população e reforça que existem dois tipos da doença: viral e  bacteriana.
A Secretaria de Saúde ainda destacou que pessoas de qualquer idade são suscetíveis às meningites, principalmente as crianças menores de cinco anos e os adultos maiores de 60 anos. A criança era moradora do bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Recife havia ressaltado que, em casos como este, não é necessário o fechamento de escolas ou creches. A orientação é para que sejam intensificadas as medidas gerais para prevenção e controle das doenças de transmissão respiratória, como lavar as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e não usar medicamentos sem orientação médica.

A doença
A doença afeta a meninge, uma membrana que reveste todo o sistema nervoso central. O contágio se dá pelo contato íntimo, normalmente entre pessoas que vivem na mesma casa ou têm proximidade. Gotículas também podem transmitir a doença, de forma que um espirro, vômito ou secreções respiratórias podem ser perigosas. O diagnóstico é a parte mais complicada, porque se confunde com diversas outras doenças.

Pacientes com meningite tanto bacteriana como viral costumam sentir febre, dor de cabeça e vômito. O diagnóstico é feito através de uma análise do líquido que reveste a membrana do sistema nervoso. A meningite viral normalmente se resolve de forma espontânea e o paciente fica apto para voltar às atividades regulares em cerca de uma semana. A pessoa com meningite bacteriana, no entanto, precisa ser internada.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!