Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram aprovados para integrar projeto de pesquisa sobre
os Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste brasileiro. O estudo, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é conta ainda com acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e de pesquisadores da Texas A&M University (EUA).
Na Uern, os pesquisadores Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho e a Dra. Márcia Regina Farias da Silva, do Departamento de Gestão Ambiental, e o Dr. José Elesbão de Almeida, do Departamento de Economia do Campus de Pau dos Ferros, devem analisar impactos ambientais e econômicos gerados pela instalação de turbinas de energia eólica no RN.
Em maio deste ano, o professor Christian Brannstrom, da Texas A&M University, passará 15 dias na Uern desenvolvendo atividades para o projeto. O pesquisador irá realizar trabalho de campo com a equipe na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, no município de Macau, e nos municípios de Galinhos e São Miguel do Gostoso, onde as instalações de parques eólicos geraram conflitos com as comunidades locais.
O trabalho dos pesquisadores dos dois países servirá para comparar a forma de planejamento e expansão dos parques eólicos e os conflitos gerados tanto no Nordeste brasileiro quanto no estado do Texas, maior produtor de energia eólica dos Estados Unidos.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!