Páginas

quarta-feira, março 23, 2016

Região Seridó registra boas chuvas, mas situação no RN é preocupante

Foto: Geraldo OliveiraChuva que traz esperança, enche os reservatórios e muda o cenário da região. O Seridó potiguar registrou ótimos índices
pluviométricos na última terça-feira (22).

Em Caicó, até as 7h30 desta quarta-feira (23), o nível do açude Itans tinha subido 12 centímetros.  As chuvas de mais de 100 milímetros registradas também na zona rural de Ouro Branco encheu o rio Barra Nova.  A expectativa é que ela desague no açude Itans nas próximas horas.

Registros de chuvas em alguns bairros da cidade de Caicó:

Bairro Boa Passagem – 135 mm

Bairro Paulo VI – 127 mm

Bairro Barra Nova – 128 mm

Bairro Vila do Príncipe – 120 mm

Bairro Wlafredo Gurgel – 100 mm

Bairro Paraíba – 123 mm

Centro da cidade – Rua Comandante Ezequiel – 130 mm

Em decorrência dos índices pluviométricos registrados também na Paraíba, algumas cidades do Rio Grande do Norte acabaram sendo beneficiadas.  O nível do rio Piranhas, que abastece São Rafael, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas, registrou aumento.

Registros pluviométricos na zona rural da região do Seridó ontem (23):

Sítio Poço – Serra Negra do Norte – 73 mm
Sítio Malhada – São Fernando – 45 mm
Sítio Juazeiro – Jardim de Piranhas – 29 mm
Sítio Cordeiro – São João do Sabugi – 20 mm
Sítio Riacho do Meio – Caicó – 80 mm
Sítio Boqueirãozinho – São Fernando – 41 mm
Sítio Picos – Serra Negra do Norte – 70 mm
Sítio Lagoa do Meio – Caicó – 54 mm
Sítio Piedade – Jardim de Piranhas – 70 mm
Sítio Curral Queimado – Ipueira – 91 mm
Sítio Bom Jesus – Caicó – 27 mm
Sítio Amparo – Jardim de Piranhas – 20 mm
Sítio Sabugi – Caicó – 90 mm
Sítio Quintilha – São João do Sabugi – 33 mm
Sítio Cachoeirinha – Caicó – 48 mm
Sítio Lucas – Serra Negra do Norte – 35 mm
Sítio Riacho da Roça – Caicó – 42 mm
Sítio Tacaca – Serra Negra do Norte – 50 mm
Sítio Manhoso – Caicó – 36 mm
Sítio Sacramento – São João do Sabugi – 10 mm
Sítio Carrapateira – Caicó – 38 mm
Sítio Boa Vista – Ipueira – 92 mm
Sítio Cachoeira Grande – Caicó – 80 mm
Sítio Saquinho – Caicó – 55 mm
Sítio Sacramento – São João do Sabugi – 10 mm
Sítio Entre Serras – Serra Negra do Norte – 50 mm
Sítio Nova Olinda – Caicó – 59 mm
Sítio Arapuá – Serra Negra do Norte – 34 mm
Sítio Diamante – Caicó – 75 mm
Sítio Furna da Onça – Caicó – 40 mm

Foto: Geraldo Oliveira

Seca no RN

No Dia Mundial da Água, comemorado ontem (22), o governo do RN discutiu ações para combater seca e gerar empregos no estado.

Em entrevista ao Portal No Ar, o diretor geral do Igarn, Josivan Cardoso falou sobre a situação da seca, que se prolonga pelo quinto ano seguido  no estado. “Atualmente 30% dos reservatórios estão secos e 25% em volume morto”, disse.

De acordo com um relatório da Caern, 18 municípios se encontram em colapso total de abastecimento e até julho outros podem entrar.  “Estamos trabalhando com todos os órgãos do Governo para reverter essa situação”,  destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França.

Qual a situação da sua cidade?

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (23) divulgou um relatório atualizado com as atuais cidades em colapso ou rodízio de água. Confira:

Cidades em Colapso

Acari; Antônio Martins; Currais Novos; João Dias; Luiz Gomes; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Tenente Ananias; Frutuoso Gomes; Serrinha dos Pintos; Jardim do Seridó, Martins, Almino Afonso, Francisco Dantas, Marcelino Vieira.

Cidades em Rodízio

Afonso Bezerra; Água Nova; Alto do Rodrigues; Angicos; Assú; Barcelona; Bodó; Caiçara de Rio do Vento; Caicó; Campo Grande; Carnaúba Dos Dantas; Carnaubais; Cerro Corá; Coronel João Pessoa;  Cruzeta; Dr. Severiano; Encanto; Espírito Santo; Fernando Pedrosa; Florânia;  Timbaúba dos Batistas; Jardim de Piranhas; Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; Ipueira; Itaú; Janduís; Jardim de Angicos; José da Penha; Jucurutu; Lagoa de Velhos; Lagoa Nova; Lajes; Lucrécia;  Macau; Messias Targino; Olho D´Água Dos Borges; Ouro Branco; Paraú; Parelhas; Passagem; Patu; Pau dos Ferros; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pendências; Portalegre; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; Riachuelo; Rodolfo Fernandes; Ruy Barbosa; Santa Maria; Santana Do Matos; Santana do Seridó; São Fernando; São Francisco do Oeste; São João do Sabugi; São José do Seridó; São Paulo do Potengi; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Severiano Melo; Taboleiro Grande; Tenente Laurentino; Triunfo Potiguar; Umarizal; Venha Ver; Equador E Viços.

Situação de emergência

O Rio Grande do Norte renovou na última segunda-feira (21) o decreto de “Situação de Emergência por Seca” no estado.  O documento, que já está em vigor, tem um prazo de 180 dias. Esse é o terceiro decreto publicado deste o ano passado.

O documento possibilita também que os municípios incluídos na lista possam solicitar a operação carro-pipa para o abastecimento de água, que os agricultores tenham direito de renegociar suas dívidas com os bancos e de receber milho subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!