Páginas

segunda-feira, março 21, 2016

Presa dá à luz dentro de cela em complexo penal de Natal

Helena Juciara Terto de Paiva e a filha passam bem (Foto: G1/RN)Uma criança nasceu na manhã desta segunda-feira (21) dentro da ala feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal. A mãe, que ainda não decidiu como vai chamar a menina, gosta de Vitória. Helena Juciara Terto de
Paiva, de 24 anos, e a filha passam bem. Depois do parto, ambas foram levadas para hospital Santa Catarina, onde aguardam alta médica. A menina é o quarto filho de Helena.
Helena cumpre pena na João Chaves faz duas semanas. De acordo com o Tribunal de Justiça, ela foi condenada por tráfico de drogas, porte de arma de fogo e desacato em 2014. Em junho do ano passado foi beneficiada com o semiaberto, mas deixou de se apresentar conforme exigido e acabou retornando ao regime fechado.
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a presa começou a sentir as dores do parto por volta das 7h30. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada, mas alegou que não atenderia a mulher porque não presta socorro em locais fechados. Uma outra equipe médica, da própria Sejuc, foi mandada ao presídio, mas quando chegou ao local a bebezinha já havia nascido.
Pascoaliana de Souza Alves, diretora da unidade, contou que foram as companheiras de cela de Helena quem a ajudaram a dar a luz. “Uma presa, chamada Célia Lins, viu a cabeça da bebê já aparecendo e não teve outra alternativa senão atuar como parteira”, relatou. Ainda de acordo com a diretora, a ala feminina possui 114 presas.
Com o nascimento da menina, o juiz Henrique Baltazar dos Santos, titular da Vara de Execuções de Natal, concedeu prisão domiciliar para Helena. “Assim que receber alta médica, vai ficar em casa com a filha. Vamos instalar uma tornozeleira eletrônica para que ela seja monitorada. Depois do período de resguardo, ela volta para o presídio com a bebê, que precisa continuar a ser amamentada”, acrescentou o magistrado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!