Páginas

sábado, março 19, 2016

No RN, Adutora do Alto Oeste deve retomar abastecimento em 13 cidades

Barragem de Santa Cruz, em Apodi  (Foto: Anderson Barbosa/G1)A partir de junho deste ano, moradores de 13 municípios da região Oeste potiguar estarão com o abastecimento de água normalizado em suas residências. A
promessa é do governo do estado, que por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos garante que a construção do subsistema da adutora do Alto Oeste (que faz captação na barragem de Santa Cruz) estará totalmente finalizada até lá. Segundo a Semarh, atualmente as obras se encontram com 98% dos serviços concluídos.
“Concluída por completo, o impacto da obra será muito positivo e beneficiará diretamente as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água do Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias, e indiretamente os municípios de Martins, Serrinha dos Pintos e Viçosa, afirmou o secretário Mairton França.
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da seca prolongada. Destes, 17 estão em colpaso, ou seja, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. E em 74 municípios, o rodízio no abastecimento ainda garante água nas torneiras.
Ainda de acordo com o Mairton, a região do alto Oeste é a mais castigada com a estiagem e, por isso, está tendo uma atenção especial por parte do governo do estado. “A estação elevatória número 2 do sistema adutor, localizada no município de João Dias, está sendo energizada a partir desta sexta-feira (18). Isso vai permitir que o abastecimento em Umarizal, Riacho da Cruz e Olho D’água do Borges entre em fase de testes já a partir da semana que vem”, ressaltou.
Mairton explica que a adutora já está funcionando parcialmente porque a Semarh liberou a Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos (Caern) para começar a operar o sistema em alguns municípios que se encontram em colapso total de abastecimento d'água. “A estação elevatória 1, localizada em Apodi, já está em funcionamento e atendendo em fase de testes os municípios de Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Itaú, Taboleiro Grande e a zona rural de Severiano Melo”, acrescentou.

Açude Pau dos Ferros, na região Oeste do estado, está quase vazio  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Açude Pau dos Ferros, na região Oeste do estado, está praticamente vazio (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Quando estiver pronta, a Adutora do Alto Oeste vai abastecer 26 municípios da região Oeste potiguar, beneficiando com água de qualidade 208 mil pessoas. Ela é composta por dois sistemas independentes. O sistema que faz captação no Açude Pau dos Ferros já foi concluído, mas ainda não está funcionamento porque o reservatório se encontra totalmente seco em razão da seca.
Chuvas abaixo do normal
As previsões para o sertanejo não são otimistas. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), as chuvas na região Nordeste devem ficar abaixo do normal no período de março a maio deste ano. Essa foi a conclusão da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro, evento realizado no final de fevereiro em Natal. Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn, disse ao G1 que as chuvas de janeiro - que foram acima do previsto - criaram uma expectativa positiva para o homem do campo, mas a previsão é mesmo de chuvas abaixo do normal. "Nós temos expectativa de chuva, mas abaixo do normal", afirmou.

Animais mortos na pista compõem o cenário no sertão potiguar (Foto: Anderson Barbosa/G1)Animais mortos nas pistas retratam o cenário de calamidade no sertão potiguar (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!