Páginas

segunda-feira, março 28, 2016

Imagens mostram uso e venda de crack em pátio de igreja em Poços

Usuários e vendedores de crack ficam no pátio da Igreja de São Benedito (Foto: Reprodução EPTV)A compra, venda e uso de drogas tem preocupado moradores de Poços de Caldas (MG), especialmente porque está acontecendo em locais tradicionais
da cidade, como o pátio da Igreja de São Benedito, no Centro. Vários flagrantes foram feitos em diferentes dias e horários.
A equipe da EPTV acompanhou o movimento no local de quinta-feira (24) a sábado (26). Uma das imagens mostra um grupo reunido em uma das paredes do pátio para fumar crack. Um homem de blusa azul fuma as pedras e, em seguida, passa a droga para uma mulher. Enquanto isso, um grupo de homens em volta conversa. Depois, o mesmo homem acende novamente o cachimbo e o grupo prepara mais drogas.
No sábado, o movimento no local aumenta e vários grupos estão no pátio. Adolescentes e até uma criança – um garoto que aparenta ter no máximo 12 anos – ficam perto de quem está usando drogas.
Outro grupo, aparentemente de idosos, fuma crack na escadaria da igreja. Alguns usuários tentam se esconder atrás de sombrinhas e guarda-chuvas, mas a maioria parece não se importar em ser vista usando a droga.
Para quem trabalha na vizinhança, como o garçom Valdir Nascimento, a movimentação do tráfico e uso de drogas atrapalha. “De um modo geral, acho que todo mundo se sente incomodado com isso. Acho que tem que ser feito um trabalho em conjunto, orientação com polícia, políticas públicas voltadas à questão da juventude com oportunidades de esporte e lazer, e isso cabe à prefeitura e aos órgãos públicos para fazer algo diferente”, afirmou.
Nesta segunda-feira (28), não havia usuários no local, mas era possível encontrar roupas, garrafas de bebida e cobertores, além de latas, comumente usadas para consumo de crack. Além do crack, alguns frequentadores também ficam na praça para fumar maconha.
Com medo de se identificar, outro homem que trabalha próximo ao local diz que sempre presencia cenas de tráfico na região.
"Não tem policiamento. Não tem a Guarda Municipal que poderia verificar. Está um abandono completo. E quando chove, eles descem aqui, para a Rua São Paulo, e ficam traficando droga na frente de todo mundo”, disse
Medidas
Questionada, a Polícia Militar diz que tem conhecimento do problema e tem medidas para resolver. “Já tínhamos conhecimento a respeito dos moradores de rua que fazem uso de droga nesse pátio e operações direcionadas para este local já estão sendo desenvolvidas. Existem ordens de serviço em vigor para que venham até aqui e combatam esse tráfico”, explicou o tenente Samuel Ferreira Mendes.
Já para quem convive, seriam necessárias medidas mais urgentes. “É preocupante. A gente que tem filhos, né? Poços de Caldas não era assim. Ultimamente, está ficando preocupante sim. Mais a noite você está aí, você não sabe se vai sair do seu estabelecimento e é assaltado e nada, porque a droga infelizmente tomou conta do nosso país", disse o morador que não quer se identificar.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), responsável pela locação do pátio da Igreja de São Benedito, informou que uma reunião já foi feita junto com a polícia e representantes da diocese para discutir a segurança. A intenção é retirar os usuários de drogas do local e aumentar as grades de proteção. A expectativa é de que esse trabalho seja feito em maio, depois da Festa de São Benedito.
A Guarda Municipal postou, em uma rede social, fotos de uma operação feita em volta da igreja na madrugada desta segunda-feira (28). Várias pessoas teriam sido abordadas e um homem teria chegado a correr em direção ao Centro, mas nada foi encontrado com ele.
Programas da Saúde
A secretária Municipal de Saúde, Fátima Livorato, disse que existe no município um tratamento indicado para quem é viciado em drogas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que atualmente atende 150 pessoas. O tratamento é gratuito e só atende quem o procura, reconhecendo ter um problema.
“Essa situação é de conhecimento público. Temos os pontos que já são conhecidos pelos diversos setores da sociedade. Em relação à saúde, temos uma notícia que vai aproximar muito os usuários que precisam de cuidado com os serviços. A partir do dia 4 de abril, vamos iniciar o serviço que é o consultório na rua. Esse serviço tem atendimento médico, de enfermagem, psicólogo, assistente social, que vai fazer a abordagem desses usuários que não procuram os serviços que já temos hoje", afirmou a secretária.
Segundo Fátima Livorato, a equipe multidisciplinar deve trabalhar inclusive à noite, tentando uma aproximação com os usuários. "Vamos poder fazer de uma forma humanizada, de criar um vínculo com os usuários, para que eles tenham o desejo de se tratar.”
Ainda segundo a secretária, há o conhecimento de que outros usuários de drogas ocupam locais públicos e turísticos, como o Parque Municipal e as praças do Centro da cidade.
“É uma situação da vida urbana, os centro urbanos do Brasil convivem com essa situação e estamos dando respostas, porque temos serviços do ponto de vista da política pública de saúde. Nós temos 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) prontas para acolher quem procurar ajuda, temos ainda o Caps/AD que somente em fevereiro já atendeu 145 pessoas que procuraram o serviço”, acrescentou.

Indagada se a prefeitura já realizou abordagens com os usuários de drogas que ficam nas ruas, a secretária informou que isso já ocorreu. “Temos várias políticas públicas que trabalhamos de forma integrada, bem como a Secretaria de Promoção Social, os órgãos de segurança, que conhecem nosso serviço, fazem a abordagem e encaminham para o tratamento”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!