Na celebração do Dia Mundial da Água, a discussão sobre o uso consciente e sua importância na geração de empregos norteou a abertura do seminário promovido
pelo Governo do Estado, com representantes do Poder Público, classe empresarial e igreja.
A situação da seca que se prolonga no RN pelo quinto ano seguido também foi destacada. Atualmente 30% dos reservatórios estão secos e 25% em volume morto. Em números gerais os reservatórios potiguares estão operando uma média de 18,9% de capacidade. “Esperamos nos próximos meses que as chuvas e ações do Governo possam gerar uma recarga no sistema e minimizar o impacto”, disse o diretor geral do Igarn, Josivan Cardoso.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, a água é essencial para a atividades humanas. Cerca de 70% é utilizada em atividades agropecuárias, 22% na indústria e apenas 8% de uso doméstico, no mundo o trabalho gerado a partir da água representa cerca de 1,4 bilhão de empregos.
“É algo imprescindível para a economia e a vida humana. Estamos com uma grave crise com 22 municípios em colapso e até julho mais 27 podem entrar, por isso estamos trabalhando com todos os órgãos do Governo para reverter essa situação”, explicou Mairton.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, que realizou palestra sobre a expansão da infraestrutura hídrica e a diversificação de atividades econômicas, também lembrou o equilíbrio que deve haver no uso da água.
“A água é um bem social, ecológico e também econômico e a grande dificuldade é conseguir equalizar e valorizar. Além do consumo doméstico ela é muito importante para a agricultura familiar. A água é essencialmente um bem social e econômico que existe para proteger o homem e utiliza-la de forma responsável”, destacou Azevedo.
A programação do seminário segue até esta quarta-feira com presença de técnicos dos órgãos de recursos hídricos do estado, órgãos federias e Arquidiocese de Natal.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!