Um novo surto isolado de ebola foi descoberto na Guiné, com dois casos diagnosticados, um dia após a OMS (Organização Mundial de Saúde) ter anunciado o fim do
último foco da doença, que persistia em Serra Leoa.
O problema ocorreu na região rural de Koropara, no interior do país. Autoridades sanitárias foram notificadas de um possível retorno do vírus na região após três pessoas terem morrido de forma inexplicada.
Os pacientes diagnosticados agora, uma mãe e seu filho de 5 anos, eram parentes das vítimas já mortas. Os dois estão recebendo tratamento de emergência, e a OMS está articulando a aplicação de uma vacina experimental em pessoas que tiveram contato com eles.
Esta foi a segunda vez que um foco de ebola emergiu após a OMS ter zerado a contagem de pacientes. A organização evita agora falar em "fim da epidemia", já que é ainda provável o surgimento de surtos pequenos em localidades sem monitoramento.
"A OMS continua a insistir que Serra Leoa, bem como a Libéria e a Guiné, ainda estão sob risco de focos emergentes de ebola -- em grande parte por causa da permanência do vírus em alguns sobreviventes -- e precisam ficar em alerta máximo, prontos para reagir", afirma um comunicado da OMS.
A atual epidemia de ebola começou em dezembro de 2013 e desde então matou mais de 11.300 pessoas nos três países da África Ocidental.
Fonte: Bem Estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!