Páginas

terça-feira, fevereiro 16, 2016

Vendas no varejo potiguar caíram 5,9% no ano passado, aponta IBGE

Comércio amargou queda histórica (Ana Amaral / Portal noar)O comércio varejista ampliado no Rio Grande do Norte registrou uma queda de -5,9% no ano de 2015. O resultado foi o pior nos últimos dez anos segundo o Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE). A média potiguar foi a menor do Nordeste e também ficou abaixo da média nacional de -8,6%.

O setor de varejo ampliado inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Em nível nacional os principais destaques foram observados em móveis e eletrodomésticos (-8,7%), setor que vinha apresentando resultados positivos nos três meses anteriores, período que acumulou 7,8% de crescimento; outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,6%), após avanço de 4,1% no mês anterior; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%),

No segmento de varejo restrito no Rio Grande do Norte a queda observada foi de -3,8%, a maior dos últimos 11 anos segundo o IBGE. O resultado potiguar foi a segunda menor queda do Nordeste.

O resultado negativo no comércio potiguar já era previsto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN). “Desde o ano passado vimos alertando para uma queda considerável nas vendas do varejo, com repercussões diretas e negativas em toda a economia – sobretudo na nossa capacidade de geração de emprego e renda. Com isso, o acumulado do ano indica retração de 5%”, afirmou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!