Páginas

terça-feira, fevereiro 16, 2016

Padre Dé orienta fiéis em casa 6 anos após ação por abuso, diz advogado

Padré José Afonso Dé, de Franca (SP) (Foto: Reprodução/EPTV)Seis anos desde que foi alvo de uma ação por abuso sexual contra adolescentes entre 2009 e 2010 em Franca (SP), o padre José Afonso Dé, de 82 anos, mantém
orientações a fiéis em sua casa e luta contra um câncer de próstata, confirma o advogado do sacerdote, José Chiachiri Neto.
O processo foi ajuizado em março de 2010. Dos oito casos pelos quais foi condenado em primeira instância a 60 anos de prisão, em 2011, o padre foi absolvido em seis e, há mais de um ano, aguarda, em liberdade, resposta em relação a um recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), por sua inocência nos dois casos restantes.
No início do ano, o caso foi citado na "lista da vergonha" ao final do filme "Spotlight - Segredos Revelados" - história concorrente ao Oscar sobre jornalistas do "The Boston Globe" que, em 2002, revelaram como a Igreja Católica acobertou casos de pedofilia.
Chiachiri Neto explica que, mesmo com a repercussão do caso e com limitações físicas, Dé ainda realiza em sua casa evangelizações de casais e aulas de religiosidade.
"Muita gente o procura normalmente. Eles [fieis] acreditam que ele [padre Dé] é inocente e não o deixaram de procurar por causa do processo", diz o advogado.
De acordo com a Diocese de Franca, desde que as denúncias ficaram conhecidas, o padre Dé foi afastado de celebrações públicas, mas jamais foi desligado da igreja.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!