Páginas

sábado, fevereiro 20, 2016

Ex-ativista dos Pantera Negra é solto após 43 anos na solitária

Albert Woodfox concede entrevista logo após ser solto (Foto: Bryn Stole / Reuters)O ex-ativista dos Panteras Negras Albert Woodfox foi solto nesta sexta-feira (19), após passar mais de quatro décadas preso em uma solitária, sendo o detento a passar
mais tempo nessa condição nos Estados Unidos - anunciaram seus advogados.
Woodfox completou 69 anos nesta sexta.
Ele foi condenado junto com outros dois negros, Robert King e Herman Wallace, pelo assassinato em 1972 de um guarda da prisão de Angola, uma penitenciária de Louisiana.
Os três eram integrantes da organização Panteras Negras, um movimento radical contra a repressão e contra os abusos cometidos por policiais contra cidadãos afro-americanos.
Alfred Woodfox sempre negou o homicídio e foi condenado sem provas materiais, com o depoimento de três detentos.
Após passar cerca de 30 anos na solitária, Robert King, amigo de Woodfox, teve sua condenação cancelada.
"Apesar de estarmos muito felizes que, finalmente, Albert Woodfox tenha sido libertado, é injustificável que suas condições de detenção, década após década, tenham-se endurecido, durante um período mais longo do que o de qualquer outro preso na história dos EUA", disse seu advogado George Kendall.

Albert Woodfox , em imagem de junho de 2015 (Foto: Arquivo / AFP Photo)Albert Woodfox , em imagem de junho de 2015 (Foto: Arquivo / AFP Photo)

O destino de Woodfox, King e Wallace - apelidados de "os três de Angola" - provocou a mobilização de ONGs de defesa dos direitos humanos, sobretudo, da Anistia Internacional.
Cerca de 100.000 presos americanos se encontram, atualmente, enclausurados 23 horas por dia em uma cela minúscula, privados de praticamente qualquer contato humano. O presidente Barack Obama já se pronunciou em diferentes ocasiões a favor de se limitar as medidas de isolamento nas prisões do país.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!