O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) está com estoque de sangue crítico. Até a manhã desta sexta-feira (12), o hemocentro contava com apenas 300 bolsas de
sangue para atender toda Natal e região metropolitana. Sem quantidade de sangue suficiente, o Hemonorte convocou doadores.
A oferta atual é 50% menor que a necessária para o dia, que é de 600 bolsas de sangue. Para se ter uma ideia da situação, o Hemocentro informou que atualmente só estão disponíveis em estoque duas bolsas de sangue do tipo AB negativo e quatro bolsas de sangue do tipo A negativo.
Ainda de acordo com o Hemonorte, o estoque de todos os tipos sanguíneos é crítica e precisa de reposição urgentemente. Caso o estoque não seja reposto, as unidades hospitalares poderão ficar desabastecidas.
A doação sanguínea pode ser feita com pessoas com idades entre 16 e 69 anos, com boas condições saúde e com peso acima dos 50 quilos. É recomendado que os doadores evitem o consumo de alimentos gordurosos. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser interrompida pelo menos 12 horas antes da doação.
As doações podem ser realizadas na unidade central do Hemenorte, na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro Tirol, sempre das 7h às 18h. As pessoa também podem doar no posto de coleta fixo, localizado na Avenida Itapetinga, na zona Norte de Natal.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!