A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou a fuga de dois presos. Um túnel foi achado na noite deste domingo
(21) ao lado do Pavilhão 1.
Os fugitivos foram identificados como Roberto Medeiros Nascimento e Francisco Herlanderson Sotero. Ivo Freire, diretor da unidade, informou que uma recontagem foi feita na manhã desta segunda-feira (22) para identificar os detentos que escaparam.
Ainda de acordo com a direção, são 300 detentos no Pavilhão 1. Ao todo, a penitenciária tem 1.100 presos. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal.
Fugas em 2016
Somente este ano, 95 detentos escaparam do sistema prisional potiguar. Destes, 13 fugiram de Alcaçuz. Neste domingo (21), um túnel foi encontrado e a fuga de dois presos foi confirmada. No dia 19 de janeiro, foram 3 fugitivos. Dois dias depois, escaparam outros 10.
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.
Os fugitivos foram identificados como Roberto Medeiros Nascimento e Francisco Herlanderson Sotero (Foto: Divulgação/Sejuc)
Os fugitivos foram identificados como Roberto Medeiros Nascimento e Francisco Herlanderson Sotero (Foto: Divulgação/Sejuc)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!