A empresa Continental afirmou nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, que encontrou problemas em airbags produzidos por ela e usados em 5 milhões de veículos
das marcas Chrysler, Honda, Mazda, Mercedes-Benz e Volvo no mundo.
É o segundo fabricante a anunciar defeitos em airbags nos últimos anos: a japonesa Takata assumiu falha em seus equipamentos em 2013, provocando o que já é considerado o maior recall da história, com mais de 30 milhões de veículos.
No caso da Continental Automotive Systems, que é uma empresa do mesmo grupo da que faz pneus, o problema é o uso de um lubrificante que pode contaminar peças com o tempo, impedindo a abertura do airbag. Há 2 casos de acidentes com feridos envolvendo o problema, diz a agência nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA).
A situação dos airbags da Takata é ainda mais grave: há 10 mortes ligadas aos airbags defeituosos; no caso deles, o gás usado na abertura pode trincar uma peça metálica do sistema, que pode explodir durante a abertura, atirando fragmentos de metal contra os ocupantes.
Recalls começam nos EUA
Os carros envolvidos no recall da Continental foram fabricados entre 2006 e 2010. Os primeiros relatos de problemas surgiram em 2008 e a NHTSA começou a investigar o caso em agosto passado. Uma porta-voz da fabricante informou à agência Reuters que, dos 5 milhões de veículos com problema no airbag, 1,5 milhão a 2 milhões estão nos EUA.
A Honda anunciou o recall de 341 Accord anos 2008 a 2010 que usam esses airbags. A montadora diz ter recebido 1.575 pedidos de troca, na garantia, e relatos de 2 pessoas feridas por causa da falha. Ainda são analisados outros 74 casos de airbags de carros da marca que não abriram.
Em um desses casos, um pai informou que seu filho ficou ferido ao bater em uma barreira de concreto na Flórida, em 2008, porque o airbag não foi acionado.
Com relatos de 25 falhas, a Fiat Chrysler vai chamar 112 mil veículos nos EUA, incluindo Dodge Journey 2009, Dodge Grand Caravan e Chrysler Town and Country 2008-2009, e Volkswagen Routan 2009, que a Chrysler montava para a fabricante alemã.
Em outubro passado, a Mercedes chamou 126 mil veículos nos EUA, incluindo unidades do Classe C 2008-2009 e GLK 2010.
Fonte: G1
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