A Nasa contratou a Sierra Nevada -- empresa que desenvolveu a Dream Chaser, um micro-ônibus espacial -- para transportar carga até a ISS (Estação Espacial
Internacional).
A agência espacial dos EUA anunciou na quinta-feira (14) que o veículo vai se juntar à frota de outros dois modelos de espaçonaves do setor privado que devem começar a voar para o complexo orbital a partir de 2019.
As outras empresas selecionadas foram a SpaceX, que desenvolveu a espaçonave Dragon, com foguete não-retornável, e a Orbital ATK, que pesquisa um sistema de foguetes para cargas maiores.
Os termos do contrato com a Sierra Nevada não foram revelados, mas a Nasa havia dito que pretendia gastar entre US$ 1,0 bilhão e US$ 1,4 bilhão por ano no programa. Cada contrato inclui até seis voos de carga para a ISS.
A Dream Chaser é projetada para decolar como um foguete, na vertical, e aterrissar em uma pista de pouso como um avião comum. A operação ocorre basicamente como a dos antigos ônibus espaciais da própria Nasa, aposentados em 2011.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!