Páginas

quinta-feira, janeiro 14, 2016

França emite alerta de foragido para filho de ex-presidente da IAAF, via Interpol

Papa Massata Diack iaaf 2015 gettyA França emitiu nesta quinta-feira, via Interpol, um comunicado classificando Papa Massata Diack como foragido. O filho do ex-presidente da IAAF (Federação
Internacional de Atletismo) Lamine Diack é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro em meio aos escândalos de dopind da modalidade na Rússia.

O requerimento foi feito pelas autoridades francesas em dezembro, e o aviso foi publicado nesta quinta-feira no site da Interpol. Com isto, Papa poderá ser preso caso deixe o Senegal, seu país natal. Massata estaria diretamente envolvido em suborno e esquema de chantagem supostamente envolvendo seu pai quando ele presidiu a IAAF.

Lamine Diack  foi preso na França em novembro, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, por supostamente ter recebido um milhão de euros (R$ 4,3 mi na cotação atual) como suborno de atletas pegos em exames antidoping.

O comunicado colocando Papa Massata Diack como foragido veio pouco depois da divulgação do segundo relatório da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada). O documento conclui que "a corrupção é parte integrante" da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e seus dirigentes "não podiam não saber da amplitude do doping no esporte".

Também sob investigação criminal na França estão o ex-conselheiro legal de Diack, Habib Cissé, e o ex-diretor de anti-doping da IAAF, Gabriel Dollé. Após a divulgação da primeira parte do relatório, em novembro de 2015, a IAAF suspendeu a Rússia de qualquer competição de atletismo, abrindo as portas para a possibilidade de os atletas do país serem proibidos de participar dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!