Entre as pessoas que participam de brincadeiras de amigo secreto na época de Natal, 30,6% afirmam que irão entrar no jogo, seja entre colegas de trabalho, amigos ou familiares, com a justificativa de
economizar dinheiro, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
“O amigo secreto, ou amigo oculto, como também é conhecido, é uma ótima oportunidade para driblar os efeitos da crise econômica e economizar sem abrir mão do ato de presentear, já que é comum estabelecer um limite para o valor a ser gasto”, diz o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
“Além disso, a confraternização coletiva resolve a obrigação de ter de presentear várias pessoas já que cada um se encarrega de apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente.”
O modelo tradicional e mais conhecido de amigo secreto funciona com um sorteio entre um grupo de pessoas e cada um deve comprar um presente para a pessoa que tirou, cuja identidade só é revelada no dia da troca de presentes. Mas existem opções diferentes que podem ser uma boa pedida para quem quer economizar.
Veja abaixo 7 estilos de amigo secreto para gastar menos nos presentes de Natal:
Valor simbólico
Para participar da brincadeira, o grupo estipula o preço máximo que os presentes podem ter, com um valor simbólico de até R$ 10, por exemplo. Os integrantes precisam usar a criatividade para presentear sem estourar o custo combinado.
Amigos podem trocar pratos em brincadeira de Natal (Foto: Glauco Araújo/G1)
Pratos e guloseimas
Uma das opções para amigo secreto é trocar chocolates ou outros quitutes. Vale inclusive tortas, biscoitos e bolos feito pela própria pessoa.
Presente combinado
A ideia é que o grupo combine qual vai ser o presente que todos vão receber: agendas, livros, CDs ou DVDs, garrafas, canecas, chinelos, bijuterias e gravatas, ou qualquer outro item que as pessoas quiserem. O importante é que todos ganhem o mesmo utensílio, ainda que de modelos diferentes.
Dueto em karaokê
Essa opção é para grupos de amigos ou familiares que gostam de cantar. A troca pode acontecer em casa ou em um karaokê, e a ideia é que cada um escolha uma música para cantar com seu amigo secreto.
Amigo de banca de jornal, farmácia, supermercado...
Antes de sortear, o grupo combina em qual tipo de estabelecimento o presente deverá ser comprado. Se o acertado for banca de jornal, por exemplo, todos deverão comprar os presentes apenas nesse tipo de comércio.
Maria produz em ateliê em casa (Foto: Reprodução / TV TEM)
Faça você mesmo
Após sortear o amigo secreto, cada pessoa deve fazer o presente que irá oferecer – podendo ser algum item artesanal, como enfeites ou utensílios decorados, até algum prato especial para quem gosta de cozinhar. Para quem não tiver tantos talentos manuais, vale recorrer a itens simples em lojas de artesanato.
Troca de mensagens
Em vez de objetos, os amigos secretos podem se presentear com mensagens, cartas, bilhetes ou histórias emocionantes ou engraçadas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!