Páginas

quinta-feira, dezembro 17, 2015

Terroristas de Paris usaram aplicativos para esconder plano de ataques

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Investigadores encontraram evidências de que os terroristas que cometeram os atentados de Paris em novembro teriam usado aplicativos para esconder o
planejamento dos ataques, disseram oficiais envolvidos nas investigações à rede de TV americana CNN.
No total, 130 pessoas morreram nos ataques cometidos no dia 13 de novembro na capital francesa.
Entre os aplicativos que os investigadores encontraram estão o WhatsApp e o Telegram – ambos se orgulham de sua criptografia que protege a privacidade de seus usuários e são difíceis de decifrar.
Anteriormente, os investigadores afirmaram ter encontrado aplicativos criptografados nos telefones recuperados nas cenas dos crimes. Mas eles não disseram que acreditavam que eles tinham sido usados para planejar os ataques.
Os investigadores ouvidos pela CNN não disseram que evidência específica mostra que os aplicativos foram usados para preparar os ataques. Eles foram usados em comunicações entre os terroristas por um período antes dos ataques. O que foi dito nas mensagens pode nunca ser identificado.
A investigação ainda está em andamento, e as equipes trabalham para recolher evidencias sobre todas as pessoas envolvidas nos ataques.
Os investigadores conseguiram recuperar algumas comunicações não-criptografadas em pelo menos um telefone achado, talvez uma indicação de descuido de pelo menos um dos terroristas.
Os suspeitos também usaram outros métodos para cobrir seus passos, incluindo trocar os chips de celular para evitar vigilância.
O chefe do FBI, James Comey, disse na quarta-feira (16) em Nova York que “o uso de criptografia está no centro do terrorismo”.
A CNN disse ter procurado o Whatsapp para comentar sobre o assunto, e ainda buscava encontrar os responsáveis pelo Telegram.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!