A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (14) as ações implementadas para estudar, tratar e prevenir os casos de microcefalia relacionados com o
zika vírus no estado. Entre as medidas anunciadas pela Sesap está a criação de um comitê de emergência em saúde pública.
De acordo com as informações divulgadas pela Sesap, o comitê será formado por profissionais de diversas áreas da saúde, como epidemiologistas, médicos especialistas (pediatras, obstetras, geneticistas, neurologistas, sanitaristas e infectologistas), profissionais do laboratório e gestores de saúde.
Além da criação do comitê, a Sesap também adotou um protocolo específico de investigação epidemiológica, conduta clínica e fluxograma de atendimento e acompanhamento nos serviços de saúde de referências para casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika em recém-nascidos e gestantes. Outra medida adotada foi a elaboração de um formulário específico para notificação de casos suspeito de microcefalia e malformação congênita.
No quarta-feira (9), a Sesap já havia anunciado que as Forças Armadas reforçariam o combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Norte. Os militares vão passar por uma capacitação ainda em dezembro.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!