A movimentação de cargas nos dois portos potiguares tiveram crescimento em 2015, apesar da crise econômica. Segundo o presidente da Companhia de Docas
do RN (Codern), Emerson Fernandes, o terminal salineiro em Areia Branca atingiu um recorde em novembro, com 250 mil toneladas.
A expectativa é que dezembro termine com o porto alcançando este ano uma movimentação de até 270 mil toneladas do produto.
“Isso já nos garante que a nossa movimentação vai ser superior a movimentação do ano passado em 25%. Ano passado, foi 1,560 milhão de toneladas e nós estamos percorrendo um caminho que dará continuidade a essa movimentação e que possa registrar, em 2016, um recorde anual”, estimou Fernandes.
Ele relembrou que nos anos de 2001 e 2002, o equipamento exclusivo para a movimentação de sal alcançou 2,5 milhões de toneladas.
Em Areia Branca, a movimentação é feita por três usuários e o diretor do órgão acredita que o número pode aumentar para cinco salineiros.
“Podemos chegar até 3,7 milhões de toneladas com os equipamentos atuais, sem maiores percalços”, afirmou.
Natal
Já no Porto de Natal, a movimentação chegará as 500 mil toneladas até o final do ano. Emerson Fernandes acredita que terá uma crescente, para que no próximo ano alcance 700 mil toneladas movimentadas.
“Mas para chegarmos nisso, estamos apostando na diversificação do que a gente trabalha. Um item novo é o sal, no qual algumas empresas que tem as salinas mais próximas de Natal estão preferindo trazer o produto para cá. Aumentamos também a quantidade de movimentação de fruta, contêineres para têxtis, camarão, pescado”, ressaltou Emerson Fernandes.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!